Sem categoria

Rússia apresenta na ONU resolução sem sanções contra Síria

A Rússia apresentou nesta sexta-feira (26) no Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução sobre a Síria que exclui qualquer nova sanção contra o governo do presidente Bashar al-Assad, acusado pelas potências ocidentais de reprimir manifestações contra seu governo.

A Rússia já havia manifestado na quinta-feira (25) sua oposição a novas sanções contra Damasco, defendendo uma posição de apoio às reformas prometidas pelo governo sírio.

A Rússia e a China têm o poder de veto dentro do COnselho de Segurança da ONU, formado por 15 países, dos quais cinco são permanentes com direito a veto

Países com assento transitório como Brasil, Índia e África do Sul, provavelmente vão votar contra novas sanções.

A Síria passa por um período conturbado, desde meados de março, com demonstrações nas ruas contra o governo de Bashar al-Assad, que denuncia a existência de um complô estrangeiro para derrubar seu governo.

Enquanto a oposição acusa as forças de segurança de estarem por trás da violência, o governo aponta e coloca a culpa em bandidos, sabotadores e grupos armados de terroristas pelos assassinatos, destacando que o suposto levante tem sido comandado do exterior.

O governo do país prometeu levar à Justiça os responsáveis pelas matanças.

Com agências