Mais dez municípios realizam conferências do PCdoB na Bahia

Continua com força total a mobilização da mobilização da militância comunista para a realização das conferências municipais na Bahia. No último fim de semana (27 e 28/8) mais dez cidades reuniram os filiados para debater os rumos do PCdoB nas eleições de 2012 e o Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto pelo partido para o Brasil. Os eventos aconteceram em Miguel Calmon, Ourolândia, Saúde, São Felipe, Teofilândia, Santo Estevão, Jacobina, Serrolândia, Serrinha e Tapiramutá.

O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida , e o deputado estadual Álvaro Gomes participaram de cinco conferências no final de semana, todas com grande presença da militância e de lideranças políticas da base de sustentação do governo Wagner e com o lançamento de pré-candidaturas do PCdoB em três destas cidades.

No município de Saúde, cinco partidos da base de sustentação do governador Jaques Wagner participaram da conferência e manifestaram apoio ao nome do pré-candidato do PCdoB, Marivaldo da Farmácia, à Prefeitura da cidade. “Marivaldo é uma grande liderança política local que se filiou recentemente ao PCdoB e esta aliança em torno de seu nome nos deixou bastante animados e com perspectivas de bons resultados no ano que vem”, declarou Daniel Almeida.

O deputado participou ainda da conferência em Miguel Calmon, que também contou com a participação de alguns partidos da base aliada ao governador e onde se lançou a pré-candidatura do médico Wagner, jovem liderança do município, como nome do PCdoB para a disputa local. Em Ourolândia, o evento contou com a participação de muitos jovens que demonstraram bastante disposição de trabalhar pela ampliação do partido na região, com a reeleição do atual vereador comunista e a conquistas de mais uma ou duas cadeiras na Câmara de Vereadores.

Jacobina e Serrolândia

A conferência de Jacobina foi apontada, por muitos, como o maior evento político da região nos últimos tempos, pois foi muito representativo, com a presença de todos os partidos que fazem oposição a atual prefeita. “Em Jacobina, foi lançado o nome do empresário José Amin Hassan como pré-candidato a prefeito. Houve um grande entusiasmos das lideranças por sua filiação ao PCdoB e o compromisso de todos os partidos de oposição à prefeita de marcharem juntos para recuperar e transformar Jacobina que vive uma situação de descuido e abandono. Foi uma conferência com bastante expressão política, com ampla participação de diversos setores da sociedade”, ressaltou o Almeida

O presidente do PCdoB destacou ainda ato político realizado em Serrolândia. “Tivemos a filiação do atual prefeito, Gildo Mota, que busca a reeleição, e de mais dois vereadores da cidade ao PCdoB. O evento contou com a participação de representantes do PT e do PR, do Superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato (Bobô), além dos prefeitos de outros cinco municípios da região; José Ricardo Requião (Caca), de Miguel Calmon; Antônio Roquildes Vilas Boas (Almeida), de São José do Jacuípe; Claudinei Xavier Novato (Dr. Nei), de Capela do Alto Alegre; Paulo José, de Várzea do Poço, e Manoel Santos, de Nova Fátima”, disse.

A conferência de Tapiramutá foi acompanhada pelo deputado estadual Álvaro Gomes. “A conferência foi muito importante, com a participação de novos filiados e militantes de diversos setores da sociedade. Há também a disposição de lançar um candidato a prefeito pelo PCdoB para dirigir o futuro da cidade. Estamos ainda decidindo o nome, pois ainda temos novas lideranças se filiando ao partido e ainda estamos analisando qual o melhor nome para disputar e vencer as eleições em Tapiramutá”, informou Gomes.

Balanço positivo

Para Daniel Almeida o PCdoB só tem a comemorar com o desenrolar do processo de conferências até o momento. “Eu considero que cada conferência que se realiza vai se afirmando a diretriz que o partido tem apontado de filiação de novos quadros e consolidação da tática de lançar candidatos a prefeitos onde for possível. Esta tem sido uma tática que tem se mostrado adequada e com grande possibilidade de ter êxito até o final deste processo de conferências que deve se dar até o meio de outubro”, afirmou.

“Já temos um balanço de mais de 30 conferências realizadas e mais 100 marcadas para as próximas semanas, o que corresponde a nossa expectativa de realizar conferência em mais de 150 municípios e de grande participação da militância. Percebemos também o respeito de todas as forças políticas ao nosso projeto e uma compreensão de que o PCdoB vem se colocando como uma das principais alternativas para a disputa política nas eleições do ano que vem, no campo de apoio ao governador Jaques Wagner. Então, nossa expectativa de termos grande mobilização nas conferências municipais têm se confirmado neste início e nossa visão é que isso vai se ampliar com a realização das conferências nos maiores municípios. Há uma grande compreensão sobre a tática do partido, sobre o momento político que vivemos e sobre o papel do partido neste processo. Vamos fazer a maior, mais representativa e ousada, no ponto de vista dos objetivos políticos, conferência estadual do PCdoB na Bahia”, concluiu Almeida.

De Salvador,
Eliane Costa