Piauí conquista primeira medalha paraolímpica escolar

Logo no primeiro dia de competições, a atleta Ana Kássia (13 anos) nadou com toda garra para conquistar a prata nos 50 metros nado costas, classe A, swing 9.

O Piauí conquistou sua primeira medalha em Jogos Estudantis Paraolímpicos, a nível nacional, neste domingo (28). Logo no primeiro dia de competições, a atleta Ana Kássia (13 anos – foto) nadou com toda garra para conquistar a prata nos 50 metros nado costas, classe A, swing 9.

Competiram com a piauiense nas raias do Centro Olímpico do Parque Ibirapuera, em São Paulo, as nadadoras Maria Rita (MG), Lais Pires (PR), Camila Oliveira (RN), Jéssica Silva (GO), Marine Aguiar (CE), que ficou com o bronze, e Célia Araújo (RN), com o ouro.

É a terceira vez que a nadadora piauiense participa de uma competição oficial e a primeira a nível nacional. “No início, eu estava muito nervosa pelo nível das competidoras e por estar representando todo o Piauí, mas quando entrei na água, só pensei na prova e em dar o melhor de mim. Estou muito feliz principalmente por poder presentear meus pais, meus treinadores e todos que acreditaram em mim, com essa medalha”, disse a atleta, que treina três vezes por dia no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Acompanhando Kássia, o professor Childerico Silva comemorou o resultado prometendo mais trabalho com esse público. “Quero que o esporte paraolímpico no Piauí seja reconhecido e incentivado por todos. Ana Kássia é só um exemplo do que podemos fazer por essas pessoas que são muitas vezes esquecidas até por suas famílias; uma pessoa com deficiência é uma lição de vida para mim e para quem se julga superior ao seu próximo”, disse o técnico, emocionado pela conquista.

As primeiras provas do atletismo também foram disputadas, com destaque para Janiel Silva (17), que ficou em quarto nos 100 metros livres, e Jaelton Alcides (17), que ficou em quinto. Esses atletas voltam, nesta segunda-feira (29), para a pista disputando os 400 metros livres e salto a distância, respectivamente.

O outro atleta a competir foi o mesatenista Alberto Filho. No seu primeiro confronto Filho perdeu, por dois sets a zero, para Walison Pinto (GO), vice-campeão da categoria em 2010. No segundo confronto do dia, o representante piauiense fez um jogo equilibrado, estando algumas vezes a frente no placar, mas acabou perdendo a segunda partida e disputará apenas o terceiro lugar na próxima terça-feira.

As competições acontecem no Centro Olímpico do Parque Ibirapuera, Parque Anhembi e Clube Espéria.

Fonte: 180graus