Sem categoria

PCdoB discute militância jovem no setor produtivo

As secretarias nacionais de Juventude e Sindical PCdoB realizam nos próximos dias 10 e 11 de setembro o Encontro de Estudantes Comunistas de Cursos Ligados ao Setor Produtivo e a Setores Estratégicos. O evento reunirá filiados e simpatizantes do Partido que estudem em escolas técnicas, tecnológicas, universidades e cursos ligados diretamente ao setor produtivo brasileiro.

Por Mariana Viel

A iniciativa do encontro surgiu dos debates do 12° Congresso do PCdoB, que decidiu colocar no centro da atividade partidária a questão da política de formação de quadros comunistas e seu crescimento entre mulheres, trabalhadores e jovens. Segundo o secretário Nacional de Juventude do PCdoB, Júlio Vellozo, o encontro representa um investimento para a construção do Partido entre os trabalhadores. “É uma forma de garantir que essa turma de fato entre no mercado de trabalho e milite nessas áreas”.

Júlio explica que o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, em especial no setor industrial, aliado ao crescimento do número de vagas em escolas e universidades de cursos preparatórios para atender essa demanda, abre grandes oportunidades para a construção do Partido entre os trabalhadores. “Percebemos isso, a longo prazo, como uma oportunidade para expandir o trabalho do Partido nas grandes empresas”.

Para o secretário-adjunto Sindical do PCdoB, Nivaldo Santana, a integração entre os estudantes de setores estratégicos da economia que estão se formando e o movimento sindical é essencial para o fortalecimento da atuação de base do Partido. “Uma grande debilidade do Partido tem sido a dificuldade de construir pontes na transição do militante estudantil para o militante sindical. A realização do encontro busca produzir sinergia entre essas duas esferas de atuação, para que quadros jovens altamente qualificados consigam se incorporar na militância sindical sem a descontinuidade de suas atividades”.

A construção partidária entre os trabalhadores dos setores de ponta da cadeia produtiva nacional é estratégico para um partido revolucionário. “Essa turma vai trabalhar depois na Petrobras, nas grandes indústrias químicas do Brasil e em diversos outros setores de ponta. O mais importante desse encontro é dizer para esses jovens que o que eles estão fazendo é muito importante, e que o Partido espera que eles atuem mais tarde – quando estiverem trabalhando – como militantes entre os trabalhadores”, acrescenta Júlio.

A programação incluirá debates sobre política sindical e de juventude e política de quadros do Partido para os estudantes do setor produtivo. Entre os destaques da programação está a participação do presidente Nacional do Partido, Renato Rabelo — que fará uma intervenção intitulada O papel dos trabalhadores dos setores estratégicos na luta pelo Novo Plano Nacional de Desenvolvimento (NPND) e pelo Socialismo. O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, abordará o tema Setores estratégicos da produção no Brasil.

O encontro possibilitará ao Partido traçar, de acordo com a política de quadros, perspectivas para o seu trabalho entre os futuros trabalhadores desses setores, além de iniciar uma política de acompanhamento de sua militância nestas áreas.

Serviço
Encontro Nacional de Estudantes de Cursos Ligados a Produção
Data: 10 e 11 de setembro
Horário: a partir das 9 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, 25 – Centro – São Paulo (ao lado da Câmara Municipal)