Secretário de Comunicação participa de seminário do PCdoB-Bahia

A luta por um novo projeto nacional de desenvolvimento será o tema da exposição que o secretário Nacional de Comunicação do PCdoB e editor do portal Vermelho, José Reinaldo de Carvalho, fará nesta sexta-feira (2/9), em Salvador, no Seminário Estadual de Comunicação do PCdoB Bahia. O jornalista participa da mesa-redonda de abertura do evento, juntamente com o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, e outras representações do setor. O Seminário acontece no Hotel Sol Barra, a partir das 9h30.

Em conversa com a equipe do Vermelho na Bahia, José Reinaldo de Carvalho destacou a necessidade de uma democratização ampla dos meios de comunicação como parte importante do projeto de desenvolvimento do país proposto pelo PCdoB. “O monopólio da mídia no Brasil pelas grandes corporações monopolistas, imperialistas e do grande capital representam uma mutilação da democracia no Brasil. Então, eu vejo que a democratização dos meios de comunicação tem que andar lado a lado com a luta pela reforma política e pelo aumento da participação do povo na direção do país. Tudo isto ligado à luta pelas reformas estruturais em seu conjunto. Nós não devemos separar a luta pela democratização da mídia e pela reforma política das demais reformas estruturais que o Brasil precisa”, afirma.

O dirigente comunista ressalta ainda que o partido tem múltiplas tarefas e uma delas é a luta política para fazer o governo avançar. “A comunicação joga um papel importante nisso, no sentido de mostrar que o governo Dilma precisa ir mais além do que foi o governo Lula. A comunicação do partido tem que está sempre defendendo esta ideia, de avançar nas mudanças. Outra questão, é a comunicação lembrar constantemente ao partido e à sociedade das bandeiras históricas do partido. No caso, a luta pela soberania nacional, pelo aprofundamento da democracia e pelo projeto social. Tudo isso se relaciona com a luta estratégica do partido, que é a luta pelo socialismo. Nós não podemos desvincular as lutas atuais da perspectiva histórica do socialismo. O setor de comunicação tem o papel de estimular o partido a trabalhar com o programa do partido, que prega exatamente esta ideia do socialismo”, declara Carvalho.

“Os encontros de comunicação nos estados têm se caracterizado por serem debates muito ricos, com intensa participação dos quadros na discussão política. Nós temos certeza que o encontro na Bahia vai ser um sucesso. Porque na Bahia, o partido já é bastante experimentado, um partido grande, com convicções profundas quanto aos ideais comunistas do partido. Um coletivo partidário imbuído da necessidade de fazer o partido crescer e se desenvolver político e ideologicamente. Então eu tenho certeza de que vai ser positivo”, disse José Reinaldo.

O secretário Nacional de Comunicação ressaltou ainda o diálogo do PCdoB com outras forças e correntes de pensamento, a exemplo do que irá acontecer no seminário da Bahia, que contará com a participação do presidente do Ipea, Márcio Pochmann. “O diálogo do PCdoB com outras forças tem sido sempre muito intenso, amplo e multilateral. O partido tem por hábito de empregar o método da unidade política. Nunca atuamos de maneira isolada, sozinhos ou sectariamente. Então, o nosso diálogo com as demais correntes de opinião e com personalidades do mundo acadêmico, político e cultural é um contato bastante fluído, dinâmico e produtivo. Produtivo, porque a gente procura sempre ouvir as contribuições que essas pessoas têm a dar sobre o desenvolvimento da nossa linha”, concluiu.

De Salvador,
Eliane Costa