Seminário debate democratização da mídia e desenvolvimento

O presidente do Ipea, Márcio Pochmann, e o editor nacional do portal Vermelho, José Reinaldo de Carvalho, foram os palestrantes da mesa-redonda de abertura do Seminário Estadual de Comunicação do PCdoB-Bahia. O evento, realizado no Hotel Sol Barra, em Salvador, reuniu dirigentes e profissionais da área de comunicação do partido em todo o estado para debater a política de comunicação do PCdoB e o novo projeto de desenvolvimento para o país.

seminário com ba

O encontro reuniu cerca de 130 pessoas de 20 municípios baianos, entre dirigentes comunistas, assessores de parlamentares, de gestores do PCdoB, estudantes e profissionais do setor. O deputado estadual Alvaro Gomes e a deputada federal Alice Portugal participaram da mesa de abertura. “O seminário foi dividido em dois momentos: na parte da manhã, discutimos o projeto nacional de desenvolvimento e a democratização da mídia nesse projeto, com exposições de Márcio Pochmann e José Reinaldo de Carvalho. No período da tarde, nós discutimos a política e as diretrizes de comunicação do PCdoB, o plano de trabalho do partido, que envolve inclusive sua inserção em diversas mídias, e o planejamento da campanha eleitoral desde já. Pressupondo que é uma campanha importante e que o PCdoB deve ter uma propaganda eficiente e profissionalizada para conseguir alcançar seus objetivos.Também discutimos a nossa participação no portal Vermelho e as ações do caderno baiano do Portal”, informou a secretária de Comunicação do PCdoB Bahia, Julieta Palmeira.

“O seminário contribui para discutir a democratização da mídia vinculada ao desenvolvimento do país. Além disso, a vinda de diversas assessorias, jornalistas, publicitários, comunicólogos de uma maneira geral enriquece o nosso debate. Isso faz com que a gente saia daqui com a convicção que vamos desenvolver os nossos planos na área de comunicação, as ações que envolvem a identidade do PCdoB, divulgar mais a sua identidade socialista, e manter o PCdoB nas diversas mídias na Bahia”, acrescentou Julieta.

Luta de ideias

O secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho, também ressaltou a relevância do Seminário. “Os seminários que estamos fazendo nos estados, reproduzindo o seminário nacional realizado no mês de abril, é importante para desenvolvermos uma consciência coletiva do partido quanto a estas questões. É o partido se imbuir da necessidade da luta ideológica, da luta de ideias em torno das grandes bandeiras do nosso partido, dos nossos objetivos estratégicos e da nossa identidade comunista. Aqui na Bahia foi apresentado um plano factível de trabalho, que tem amplas condições de viabilização. E fico convencido de que a militância, os quadros do partido aqui na Bahia estão digamos assim, armados com um plano de trabalho que lhes dirá resultados importantes no terreno da comunicação”, disse.

Carvalho destacou ainda o debate realizado na primeira parte do evento. “Foi um debate extraordinário de natureza política, social e econômica, em que nós tivemos a honra de compartilhar uma mesa com o professor Márcio Pochmann e cada um de nós falou sobre aspectos essências da conjuntura nacional e internacional e das lutas do povo brasileiro por melhores dias para o nosso país. Do desenvolvimento com progresso social, com a valorização do trabalho. Então, eu acho que foi inspirador este debate que nós tivemos e isto acabou iluminado também a discussão da segunda parte”, avaliou.

Em sua intervenção na parte da manhã, José Reinaldo de Carvalho falou da luta pela implementação do projeto de mudanças estruturais propostas para o PCdoB para o Brasil, que passa pelas reformas política, tributária, agrária e do sistema de educação e saúde do país. Para ele, é preciso uma grande mobilização social, que possa criar uma nova maioria política capaz de produzir mudanças. “A luta pelas reformas estruturais pode ajudar a acumular forças e experiência para a luta pelo desenvolvimento do país e o protagonismo desta luta deve ser dos movimentos sociais”, concluiu Carvalho.

Desenvolvimento e taxa de juros

Convidado especial do Seminário, o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, falou sobre um novo projeto de desenvolvimento para o país. Segundo o economista, para que isso aconteça é necessário neste momento de grande manifestação de crise, que o país reduza rapidamente a taxa de juros, pois isso contribuirá para o dinamismo do crédito e ampliação das condições de aquisição dos equipamentos. “Ao mesmo tempo o Brasil precisa adotar medidas que façam com que a nossa moeda não se desvalorize e o país possa ser mais competitivo nas exportações. E ao mesmo tempo adotar medidas que possam favorecer a mudança no sistema tributário brasileiro, uma ampliação da presença do Brasil em articulações com países do Mercosul para defender a produção do emprego. Enfim, uma melhor utilização do Fundo Soberano para adquirir empresas que estão com valores baixos, principalmente as estrangeiras, com o objetivo de nacionalizar o nosso parque produtivo”, disse.

O presidente do Ipea também afirmou que um passo importante para que se possa ter uma trajetória rumo ao desenvolvimento brasileiro é ter uma maioria política, que por meio da política, o governo possa impulsionar a economia. “Entendemos que neste momento há a construção desta maioria política, mas ainda não está muito claro qual é a trajetória deste dinamismo, se uma trajetória centrada na produção de bens primários ou na valorização das cadeias produtivas, no forte impulso ao conhecimento. Esta indefinição de modelos a seguir revela a forma que esta maioria esta composta e o peso das grandes corporações e entre as grandes corporações estão com certeza as famílias que coordenam a mídia brasileira. Portanto, a ausência de uma forma mais democrática de controle social destes quase monopólios, faz com que tenhamos dificuldade de ter um desenho mais adequado do desenvolvimento brasileiro”, declarou Pochmann ao defender uma maior democratização dos meios de comunicação no país.

De Salvador,
Eliane Costa