Sem categoria

PCdoB indica formalmente Aldo Rebelo para vaga do TCU

O PCdoB já indicou, formalmente, o deputado Aldo Rebelo (SP) para concorrer a vaga do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), distribuiu aos partidos, nesta quinta-feira (1º), ofício comunicando a abertura da vaga. E anunciou que a eleição deve acontecer até o final de setembro. Os partidos têm cinco dias para indicar nomes para disputar a vaga. O prazo termina na próxima sexta-feira (9).

PCdoB indica formalmente Aldo Rebelo para vaga do TCU - Agência Câmara

Na quarta-feira (31), o líder da bancada comunista, Osmar Junior (PI), promoveu um almoço dos deputados do partido com o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), para marcar a reaproximação entre as duas legendas na Câmara, depois dos desentendimentos ocorridos durante a votação do Código Florestal, cujo projeto foi relatado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Com a desistência do deputado Sergio Carneiro (PT-BA) de concorrer ao TCU, o PT está sem candidato e à procura de um novo nome para apoiar.

Existem hoje ao menos seis pré-candidatos, mas Aldo Rebelo e Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador Eduardo Campos, são apontados como os mais fortes. O escolhido vai ocupar a vaga do ministro Ubiratan Aguiar, que se aposentou.

O líder do PCdoB, na indicação do nome, destaca a trajetória política de Aldo Rebelo de mais de 30 anos, eleito deputado federal eleito pelo Estado de São Paulo seis vezes, sempre pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Aldo Rebelo foi Presidente da Câmara dos Deputados, Ministro da Coordenação Política e Líder do Governo e do PCdoB na Câmara.

Um dos mais influentes

Apontado como um dos parlamentares mais influentes do País pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Aldo Rebelo foi designado em 2010, como relator da Comissão Especial do Código Florestal Brasileiro. Para desenvolver essa tarefa, Aldo percorreu o País numa série de audiências públicas para ouvir agricultores, pecuaristas, pesquisadores, cientistas, ambientalistas e gestores públicos.

Trabalho semelhante foi realizado pelo o deputado como relator da Lei Biossegurança. O projeto inicial proibia a pesquisa com células-tronco. O relatório de Aldo, feito a partir de audiências públicas e consultas à sociedade, derrubou a proibição das pesquisas e hoje o Brasil e milhões de brasileiros são beneficiados com uma lei voltada para o desenvolvimento do País e o bem estar das pessoas.

O líder do PCdoB destaca ainda a dedicação do deputado Aldo Rebelo ao tema da demarcação das terras indígenas no Brasil. É autor de projeto de lei que permite à sociedade participar do debate em torno da demarcação do território nacional. Atualmente, as decisões são tomadas pelo o Poder Executivo.

Aldo Rebelo é membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

De Brasília
Márcia Xavier