Bagé: Fico deixa o PSB e ingressa no PCdoB-RS

Sob os aplausos da cúpula estadual do PCdoB e de um salão cheio, o vice-prefeito de Bagé, Carlos Alberto Fico passou, ontem à noite, a fazer parte das fileiras comunistas.O ato reuniu o presidente estadual da sigla, Adalberto Frasson, o deputado estadual Raul Carrion, correligionários bajeenses e representantes dos partidos que são da base do governo do prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos.

Filiação Bagé - Francisco Bosco/O Minuano

Com Fico foi para o PCdoB um grupo de dissidentes do PSB, como o ex-vereador Paulinho das Balas, Marlisa Fico, que foi secretária municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi.

O presidente do PCdoB de Bagé, Jorge Luiz Pereira de Paula, relatou ao Jornal MINUANO que começou a conversar com Fico assim que se tornaram públicas as desavenças no PSB. Jorge de Paula lembrou que o vice-prefeito tem as mesmas origens políticas do PCdoB, que é o socialismo. "Ele é um homem idôneo e íntegro", elogiou o comunista. Frasson disse que o Partido Comunista do Brasil vive o seu melhor momento em Bagé. Segundo ele, o ingresso de novas lideranças no partido vai consolidar uma aliança. "São lideranças históricas", disse.

Carlos Alberto Fico: "É uma homenagem ao meu pai"

O último ato do vice-prefeito Carlos Alberto Fico como membro do PSB foi às 21h50min do dia 8 de agosto deste ano. Naquele dia e horário, o então presidente socialista se retirou de uma reunião tensa – onde parte dos presentes pediu seu afastamentos da presidência do partido que ele ajudou a fundar em Bagé. Estava selado o destino do vice-prefeito, que, para manter-se fiel ao amigo, o prefeito Dudu Colombo, rompeu laços com o PSB e ingressou no PCdoB, partido aliado do governo.
Ontem, antes do início do evento, Fico falou ao Jornal MINUANO sobre sua saída, como deixa o partido financeiramente e sobre o seu futuro político.

O vice-prefeito comentou que, além de ser um socialista de esquerda, a sua ida para o PCdoB é uma homenagem ao seu pai, o advogado Francisco Carlos Fico, que foi um político atuante e candidato a vereador.

Fico lembrou que estava há 30 anos no PSB, há dois anos e meio como vice-prefeito e que passou por uma desmoralização pública por conta das desavenças internas do partido. O novo comunista ressaltou que o seu compromisso é fazer uma boa gestão e continuar o trabalho que já vem fazendo ao lado do prefeito Dudu. Sobre o seu relacionamento com Dudu, Fico classificou como ótimo. "Ele me trata com respeito e carinho", disse.



Prestação de contas

Carlos Alberto Fico contou que deixou as despesas do PSB todas pagas. Ele comentou que as contas do partido de 2010 foram aprovadas pela justiça eleitoral e que hoje vai entregar a contabilidade de janeiro deste ano até o mês de agosto ao juiz. Além disso, segundo Fico, o aluguel da sede do PSB está pago até o final de dezembro.

O vice-prefeito informou também que o material de campanha para os candidatos já estão pagos na Gráfica do Instituto de Menores. Segundo ele, é um milhão e seiscentos santinhos.

Fonte: Jornal O Minuano