Sem categoria

Venezuela: seminário discute defesa da paz na América do Sul

Delegados de vários países da América do Sul debateram nesta quarta-feira (7), em Caracas, meios para concretizar uma política comum que permita enfrentar possíveis ameaças à paz e a estabilidade no subcontinente.

Os intercâmbios fazem parte do segundo Seminário Internacional do Conselho de Defesa Sul-americano, iniciado nesta terça (6), no Círculo Militar de Caracas. O evento delineará mecanismos a serem seguidos em caso de riscos para a paz na região.

Durante sua abertura, o ministro venezuelano de Relações Exteriores, Nicolás Maduro, considerou que o seminário é um fato "inédito, histórico impensável há 10, 20, 30 ou 40 anos".

Em sua opinião, com este passo as instituições de investigação das Forças Armadas do continente compartilharão sua visão sobre o conceito de defesa e "vão jogar as bases para a construção de uma doutrina comum da América do Sul".

Enquanto isso, o ministro anfitrião, Carlos Mata, destacou que a unidade e a cooperação em condições de igualdade e respeito à soberania são as opções mais viáveis para manter a zona livre de conflitos.

"O propósito é fortalecer o ideário da paz na América do Sul mediante o diálogo e o consenso necessários e assim dar um impulso à confiança e segurança como instrumentos idôneos para a construção de uma visão compartilhada na matéria de defesa", ressaltou.

As conclusões do foro se elevarão ao Conselho de Defesa da União de Nações Sul-americanas.

O primeiro seminário de defesa contra riscos e ameaças na região realizou-se em maio de 2010 e permitiu impulsionar uma visão conjunta em matéria de defesa.

Fonte: Prensa Latina