Clédison Pereira é eleito novo presidente

Conselho Municipal de Entidades Secundaristas debate questões estudantis e elegeu Clédison Pereira, militante da UJS como novo presidente da entidade.

Dezenas de jovens se reuniram na Câmara Municipal de Guarulhos, e participaram de atividade promovida pelo Conselho Municipal de Entidades Secundaristas. No evento a juventude debateu temas voltados à educação e promoveu Clédison Pereira para a presidência provisória da União Guarulhense de Estudantes (UGES).

Presente na atividade, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) falou sobre a importância do movimento estudantil nas passagens históricas da nação. “Getúlio Vargas teve de ouvir os jovens estudantes que fizeram pressão contra a união do Brasil ao fascismo. Os jovens lutaram na Guerrilha do Araguaia. Lutaram pela democracia”, disse.

Sobre a exigência do movimento estudantil com relação aos recursos do pré-sal, Luiza argumenta que a reivindicação é coerente e deve ser atendida.

“No início da década de 40 o movimento estudantil atuou com afinco na campanha ‘O Petróleo é Nosso’ o que resultou na criação da Petrobras, colocando o Brasil em um novo patamar no cenário mundial. Devemos a Petrobras aos estudantes, portanto nada mais justo do que usar os recursos do pré-sal para melhorar a qualidade de ensino. 10% do PIB para a educação!”, exclamou.

Cerca de 25 escolas estiveram representadas no evento. Na opinião de Duilio Souza, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), o encontro das Entidades Secundaristas fortalece o movimento estudantil.

Além da UJS, outras entidades participaram, entre elas a Construindo um Novo Brasil, Articulação de Esquerda, Mudança e Inaugurando um Novo Partido.

Finalizando sua intervenção Luiza disse que é importante antes da política partidária fazer a política estudantil. “A militância estudantil sempre tem dado sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa”, encerrou.

de Guarulhos, Gutemberg M. Tavares