Prefeito de Campinas lança pacote LGBT

O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), abriu oficialmente na noite de sexta (09/09) a V Conferência Municipal de Políticas Públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Campinas, que ocorreu no último final de semana. A solenidade reuniu autoridades municipais, regionais e estaduais, profissionais que atuam junto a esse segmento social e representantes do movimento LGBT da cidade.

Lohren Beauty1

Em seu pronunciamento, Vilagra lembrou de sua luta contra a ditadura, pela democracia no País, e dos avanços das políticas sociais. “Sinto-me contemplado como cidadão pelo avanço dessas políticas aqui no Brasil, e acredito que podem avançar ainda mais na medida em que estivermos juntos construindo o direito à cidadania”, ressaltou. O prefeito também apresentou algumas propostas do Executivo para contemplar demandas do movimento LGBT como a regulamentação da lei de combate a discriminação (Lei nº 9809/98) e a inclusão na estrutura organizacional da Prefeitura da coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual.

Vilagra afirmou ainda que no final da V Conferência receberá os representantes da comissão organizadora para conhecer as deliberações aprovadas e providenciar os encaminhamentos. “Assumo o compromisso de manter um olhar diferenciado do Gabinete para a política LGBT do município”, afirmou o prefeito. Para a representante do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT, Lohren Beauty, essas eram medidas urgentes.

“A lei contra a homofobia de Campinas foi uma das primeiras do país, mas estava defasada, dependendo de órgãos da prefeitura que nem existem mais,” comentou. “E o papel da coordenadoria será vital: é ela a responsável não só pela aplicação da lei como pela elaboração do Plano Municipal LGBT, a partir das propostas da conferência e em articulação com as demais secretarias.”

A conferência apresentou propostas nas áreas de Educação, Cultura, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Assistência Social, Esportes e Juventude, como a criação de um Conselho LGBT e combate à homofobia nas escolas. Segundo Lohren Beauty, o Coletivo LGBT do PCdoB/Campinas realizará, a partir de outubro, reuniões mensais para monitorar a elaboração e aplicação do Plano.

A V Conferência Municipal, realizada pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da área de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional LGBT.

De Campinas,
Deco Ribeiro – com informações do portal da prefeitura de Campinas