Lideranças políticas prestigiam Conferência do PCdoB em Sobral

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Sobral realizou, no último sábado (17/09) a sua Conferência Municipal. A mesa do ato de abertura, coordenada por Miguel Silva, Presidente do Comitê Municipal do PCdoB, demonstrou o respeito que o partido granjeia entre as forças políticas do município e a sua amplitude política e capacidade de aglutinação.

O ato de abertura da Conferência, realizada na Câmara Municipal, contou com a participação de Clodoveu “Veveu” Arruda (Prefeito de Sobral), João Alberto Adeodato (Presidente da Câmara Municipal), Ismerino Mendes (Secretário Adjunto de Agricultura), Gilvan Paiva (Secretário de Educação de Maranguape, representando o Secretariado Estadual do PCdoB), Aline Risoleta (Presidente do DCE-INTA e da UJS municipal), Antonio Luís Sampaio (representante da CTB e da APEOC) e Célio Brito (Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais).

Ismerino Mendes, histórica liderança do PMDB local e hoje sem partido, além de saudar os comunistas, falou da sua alegria de ver naquele plenário, filiado ao PCdoB, o jovem advogado Ismael Mendes, seu filho. “Eu quero muito bem ao meu filho, por isso a minha alegria em vê-lo no PCdoB”, destacou.

João Alberto Adeodato, Presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do PCdoB na vida política do município. “O PCdoB é um partido de passado, de presente e de futuro. Não basta ter futuro, é preciso ter participação no presente”, afirmou o vereador do PSB, destacando ainda a presença da juventude na militância comunista.

O prefeito Veveu Arruda (PT) falou aos militantes comunistas lembrando que ali se sentia em casa, pois começara sua militância política, ainda sob a ditadura e a clandestinidade, no PCdoB. Veveu ressaltou o respeito que tem pelo partido, dizendo que quando é indagado por que não volta para o PCdoB, responde sempre: “Como vou voltar se eu nunca saí?”. Sob risos e aplausos dos comunistas, Veveu emendou, brincando: “Eu sou do PT, não esqueçam, mas a minha história, o meu apreço, a minha vinculação histórica com o PCdoB são muito fortes”.

O prefeito ressaltou ainda a satisfação de ter o PCdoB como aliado, destacando o trabalho institucional do partido no município, fazendo referências à presença de Gilvan Paiva, que foi Secretário Municipal de Esportes e Juventude da cidade. Veveu aproveitou ainda sua fala para anunciar publicamente a indicação do professor Joan Edesson, militante do PCdoB, para ocupar a Presidência do Instituto ECOA – Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes, órgão de apoio à formação e ao fomento da cultura e das artes.

Gilvan Paiva, Secretário Estadual de Juventude do PCdoB, falou da capacidade de aglutinação política do PCdoB e destacou a importância dos novos filiados que participavam de uma conferência do partido pela primeira vez. Ressaltou ainda a filiação do professor Jocé Aucélio Carlos, liderança entre os professores estaduais, que foi presidente municipal do PT de Sobral.

Durante a conferência os militantes de Sobral receberam ainda a visita dos camaradas Wilson e Rodrigues, do PCdoB de Camocim, cidade histórica e na qual os comunistas se organizaram pela primeira vez no Ceará. Também foi à conferência municipal, saudar os comunistas, a presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Cristiane Coelho, que falou da importância de ter o PCdoB como aliado, tanto na luta institucional quanto nos movimentos sociais e populares.

Ao final da conferência foi eleita a nova direção municipal, que conduzirá o partido no município pelos próximos dois anos e escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual do partido.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PCdoB de Sobral