Presidente do PCdoB/Fortaleza avalia processo de Conferências

O Comitê Municipal de Fortaleza realizou neste domingo (18/09), a última reunião da direção partidária. Na pauta, avaliação das atividades do Partido, balanço do processo de Conferência e também das atividades desenvolvidas pelos dirigentes.

O presidente do Partido em Fortaleza, Luís Carlos Paes, conduziu a reunião fazendo um levantamento geral do processo de conferências distritais, assembleias de base, reuniões de coletivos e plenárias de filiados. Para o dirigente, o Partido teve um resultado exitoso, porém ainda é necessário persistir na garantia dos delegados que participarão da plenária final da Conferência. “É fundamental continuar os debates e garantir a consolidação dos organismos partidários pela base”, destacou.

De acordo com o dirigente comunista, um aspecto positivo durante as conferências foi o esforço coletivo em organizar a estrutura do Partido. “Aumentamos a nossa convicção acerca da importância de ter um Partido, que funcione com regularidade”, frisou.

Papel do Partido

Luis Carlos fez uma análise sobre o papel cumprido pelo PCdoB na campanha eleitoral de 2010, qualificando como fundamental a participação dos comunistas para a vitória do projeto eleitoral. “O Partido cumpriu a tarefa de mobilizar os movimentos sociais, fazendo o debate de ideias em diversos segmentos para alcançar sucesso além do nosso projeto, tanto no plano estadual quanto no federal”, enfatizou.

Para o presidente, ainda é necessário “arrumar”mais a ação dos comunistas na atuação dentro dos movimentos sociais, utilizando como exemplo a juventude. Luis elogiou a dedicação dos jovens, porém considera ainda uma pequena presença nas organizações dentro das instituições de ensino. O comunista também destacou o avanço da participação do movimento de mulheres e salientou a insistência que o coletivo partidário deve ter para que a consolidação seja bem articulada para o embate eleitoral. “Junto a essa estruturação do Partido, precisamos conquistar e reforçar nossos campos de atuação”.

Luís também apontou como positivo o crescimento do Brasil do ponto de vista desenvolvimentista, mas alertou para alguns riscos no plano nacional como as pressões sofridas pela presidenta Dilma. Ele defendeu a interferência dos militantes no debate de ideias, propondo soluções para demandas que surgem no âmbito nacional. “Queremos ampliar essa discussão sobre uma nova agenda, com mais investimentos e uma nova dinâmica econômica que beneficie o povo”.

O presidente chamou atenção para a responsabilidade do coletivo, elencando algumas questões que devem ser vistas pela próxima direção municipal. Luis Carlos Paes cita a melhora do funcionamento das secretarias, em especial a de finanças, por conta da sustentabilidade do PCdoB. “É preciso corrigir algumas falhas para garantir o pleno funcionamento do nosso Partido e prepará-lo para os próximos desafios”.

De Fortaleza,
Ivina Carla (Estagiária do Portal Vermelho)