Alice e Daniel estão entre os destaques parlamentares de 2011

Os dois deputados federais do PCdoB na Bahia, Alice Portugal e Daniel Almeida, estão na lista dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (19) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Os comunistas estão entre os sete representantes baianos na lista dos “Cabeças” do Congresso em 2011. Alice é destaque como debatedora e Daniel como articulador.

A lista das 100 "Cabeças" do Congresso é formada por 62 deputados e 38 senadores. Os partidos com maior número de parlamentares na lista são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

O PCdoB tem sete parlamentares entre os 100 mais, sendo cinco deputados – Aldo Rebelo (SP), Alice Portugal (BA), Daniel Almeida (BA), Manuela D’Ávila (RS) e Osmar Júnior (PI) – e os dois senadores pelo partido – Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM). “É o reconhecimento da bancada do PCdoB, que teve sete dos seus membros reconhecidos como “Cabeças” do Congresso. É a maior participação, em termos percentuais entre todas as bancadas”, comemorou o deputado Daniel Almeida.

Almeida destaca também o fato de 100% da bancada comunista baiana está na lista do Diap, revelando a qualidade das lideranças do partido no estado. “Pessoalmente também me honra muito, no meu terceiro mandato como deputado, ser incluído pela terceira vez entre aqueles que são levados em conta, ouvidos e que ajudam formular a política em favor do Brasil aqui no Congresso. Este reconhecimento nos estimula a continuar trabalho em favor do povo do Brasil e do povo da Bahia, principalmente os trabalhadores”, acrescentou.

Apontado pelo Diap pelo seu poder de articulação, o deputado explicou que o Congresso funciona a partir dos debates que são feitos e de muita conversa que se faz no funcionamento da Casa, nas Comissões, nas reuniões de lideranças, de bancada. “Eu acho que o Diap percebeu o que tenho procurado desenvolver, que é dialogar muito, conversar muito. A articulação faz parte do funcionamento do Congresso”, declarou.

Participação feminina

Única representante das mulheres baianas na Câmara dos Deputados, a deputada Alice Portugal está no seleto grupo de mulheres que compõe a lista dos 100 parlamentares mais influentes. São apenas nove mulheres, cinco deputadas e quatro senadoras, ou seja, 9% do total. O que significa que a presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal, que é de 15,31% do Congresso.

“Vindo do Diap essa avaliação, eu me sinto muito honrada, pois é uma instituição da mais alta respeitabilidade e compromisso com a democracia e eu fico mais satisfeita ainda, porque na Bahia, 100% da bancada do PCdoB é nota 10. Eu e Daniel figuramos nesta lista dos 100 cabeças do Congresso e entre os 7 baianos. É uma demonstração de que na Bahia, o PCdoB contribui com qualidade para as ações parlamentares no Congresso Nacional”, ressaltou Alice.
Alice comentou ainda seu destaque como debatedora. “Cada um com o seu desempenho e suas vocações. Eu tenho me esmerado para representar as opiniões democráticas e socialistas, tenho tratado dos direitos da mulher, da luta por uma saúde e uma educação pública e de qualidade, na defesa do Estado soberano, do serviço público. Então é de fato uma ação de debate cotidiano, uma ação sacrificada, de muito trabalho e eu fico muito feliz de ser mais uma vez destacada como um dos 100 nomes que formam opinião no Congresso”, concluiu Alice que já fez parte da lista de destaque parlamentar outras vezes.

A lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso tem apenas sete baianos. Os deputados: Alice Portugal (PCdoB), ACM Neto (DEM), Daniel Almeida (PCdoB) Jutahy Júnior (PSDB), Nelson Pelegrino (PT) e Sérgio Carneiro (PT). O senador Walter Pinheiro (PT) completa a lista.

De Salvador,
Eliane Costa