Sem categoria

Concurso premia vídeos sobre expressões de cidadania nas ruas

"Expor as bondades de algum programa de recuperação de espaços públicos, descrever as dificuldades da arte de rua ou os desafios do ciclismo urbano”. Estas são apenas algumas das propostas de temas para os participantes do Primeiro Concurso Latino-americano de Vídeo Cidadania nas ruas

A ideia é impulsionar "a discussão e análise dos problemas e os esforços que cidadãos da América Latina enfrentam ou realizam neste espaço tão comum para todos que é a rua”, expressa a convocatória ao concurso, que está aberta até 15 de outubro.

Para a revista Distintas Latitudes, organizadora do concurso, se entende por rua não apenas o espaço presente nos centros urbanos, mas também compreende os caminhos rurais, assim como "todo espaço que possa ser recorrido via terrestre”. O desafio é olhar o movimento destes locais e perceber as manifestações sociais presentes nele, como lugar em que se desenvolve a cidadania ou que se constatam os obstáculos que a freiam.

Podem participar pessoas interessadas em criação audiovisual, individualmente ou em equipe. Por cada inscrição se poderá enviar um máximo de dois vídeos, os quais devem ser inéditos e elaborados especialmente para o concurso.

A duração mínima e máxima é de 2 minutos e 30 segundos, e 5 minutos, respectivamente. A proposta que não acatar os tempos especificados será desclassificada. Ao início e antes dos créditos finais, o vídeo deverá mostrar a logo da revista, com a legenda "Video realizado para Distintas Latitudes, revista de reflexão latinoamericana,www.distintaslatitudes.net”.

Os vídeos devem ser enviados por e-mail para [email protected]. Ao fazer o envio, os participantes devem acrescentar ao vídeo, um documento com os dados de contato, como nome completo, endereço, telefone, data e local de nascimento dos inscritos e cidade de gravação do vídeo. Também se deverá anexar uma breve resenha pessoal dos integrantes da equipe e um resumo do vídeo em no máximo 150 palavras.

Um jurado multidisciplinar avaliará os vídeos enviados observando determinados critérios. Estrutura narrativa, manejo da história ou do problema tratado, originalidade da proposta ou a mensagem e a qualidade audiovisual; estes são os pontos de avaliação definidos pela convocatória. Os organizadores destacam, no entanto, que "não é necessário que as gravações se façam com câmaras de alta definição, sempre e quando a edição do vídeo e áudio seja aceitavelmente clara”.

O vídeo ganhador será premiado com $15 mil pesos mexicanos ($1,250 dólares aproximadamente), além da exibição de seu trabalho em fóruns internacionais definidos pelas instituições que apóiam a convocatória de ‘Distintas Latitudes’. O público também poderá escolher seu vídeo favorito, por meio do canal do Youtube da revista. O vídeo mais votado pelo público receberá um pacote de livros ou DVD’s com valor de até $100 dólares. O resultado será divulgado em 8 de novembro e a decisão do jurado é inapelável.

Para mais informações: [email protected]

Fonte: Adital