Juazeiro se mobiliza para a Conferência Estadual do PCdoB

A preparação para a Conferência Estadual do PCdoB, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Salvador, continua mobilizando militantes de toda a Bahia. Em Juazeiro, no norte do estado, o Comitê Municipal do PCdoB tem realizado pré-conferências temáticas para discutir como o programa socialista se insere na luta de diversos segmentos da sociedade e dos movimentos sociais. No último sábado (17/9), a discussão envolveu as mulheres e os jovens.

“A gente está trabalhando com a ideia de mobilizar o máximo de simpatizantes do partido neste processo de conferência. E a gente tem abordado o programa socialista e ao abordar esta temática, não temos como deixar de privilegiar alguns aspectos do programa, um deles é a luta pela igualdade de gênero. No sábado, nós fizemos um debate com a presença da vereadora de Salvador Aladilce Souza abordando como esta temática da mulher é abordado no programa socialista e como a luta política de diversas esferas da sociedade vive esta participação efetiva da mulher na vida social”, explicou o dirigente estadual do PCdoB Egberto Magno, que atua em Juazeiro.

Magno ressaltou ainda que o mesmo debate está sendo feito com outros setores da sociedade. “No sábado à tarde, por exemplo, nós fizemos esta atividade com a juventude e reunimos 50 jovens, debatendo como a perspectiva socialista aborda a questão juvenil. Nós temos ainda um conjunto de agendas, com plenárias com a categoria comerciária, os trabalhadores rurais, que é muito significativa e tem uma importância muito grande na economia da cidade, e em distritos diferentes, como Massaroca e João Paulo II”, acrescentou.

O dirigente comunista destaca ainda o processo de mobilização desenvolvido em Juazeiro e que tem como objetivo atrair para a discussão não apenas os militantes do PCdoB. “Na atividade de sábado com as mulheres, nós tivemos a presença de mais de 100 mulheres, filiadas e não filiadas. Mulheres que ainda que não sejam do PCdoB têm participação na luta social em Juazeiro e entende esta abordagem, como uma abordagem importante. Então, a gente tem feito uma mobilização ampla, com o intuito de envolver a sociedade neste debate”, disse.

A expectativa é manter esta mesma mobilização para a Conferência Municipal do PCdoB em Juazeiro, que acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. “No ato de abertura, dia 30 a noite, a ideia é termos uma gama de representatividade política e social mais vasta possível. O diálogo que nós estamos tentando estabelecer é para além dos muros partidários. É um diálogo que extrapola a esfera da militância. A partir da militância e dos simpatizantes, a gente faz uma mobilização da sociedade, tentando introduzir este debate, que para nós é essencial do ponto de vista do programa, da concepção partidária dos objetivos programáticos que o partido tem. É um processo de levar as segmentos representativos e significativos do município o debate do programa do partido. Isso tem a ver com a visão estratégica da direção nacional do PCdoB, e que a gente tenta reproduzir aqui, de estabelecer a luta no campo das ideias”, concluiu Egberto Magno.

De Salvador,
Eliane Costa