Itacaré-BA aprova propostas para Conferência Nacional de Saúde

Os quatro delegados do município de Itacaré, no sul da Bahia, conseguiram aprovar três propostas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. Juntos, os municípios baianos aprovaram 35 propostas, que visam melhorar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) na plenária final da 8ª Conferência Estadual de Saúde. O evento foi encerrado no último dia 15 de setembro, em Salvador.

Para participar da 8ª Conferência, cada município escolheu quatro delegados que representam os usuários do SUS, os trabalhadores da área de saúde, prestadores de serviços e poder público. Além das três propostas aprovadas para a Conferência Nacional de Saúde, Itacaré terá representante em Brasília. Isac Viana Silva, que representa os usuários dos serviços do SUS, será um dos 176 delegados que defenderão as propostas aprovadas pelos municípios baianos durante a Conferência Estadual.

O tema central do evento foi “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. “Foi um momento importante para os municípios que tiveram a oportunidade de ajudar na elaboração de um sistema mais justo para o usuário do serviço público de saúde”, afirma o secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins.

Ele adiantou que o município está organizando uma caravana para acompanhar os debates, em Brasília, sobre o SUS e destaca o empenho do prefeito Antônio de Anízio (PCdoB) para melhorar os serviços públicos de saúde. “O prefeito determinou diversas ações para melhorar a qualidade no atendimento em Itacaré, principalmente levando serviços de saúde para as comunidades rurais”, finaliza Ricardo.

Fonte: Ascom da prefeitura de Itacaré na Bahia