Professores definem hoje rumos da greve

A greve dos professores da rede estadual de ensino que já dura quase 50 dias pode estar perto do fim. Após reunião com o Governador Cid Gomes, realizada na tarde da última quinta-feira (22/09), a categoria definirá hoje, em assembleia os rumos da paralisação.

Após cinco horas de reunião entre o Governador e o comando da greve, pode chegar ao fim da paralisação dos professores iniciada no dia 5 de agosto. Para definir os rumos do movimento, a categoria realiza na manhã desta sexta-feira, no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, assembleia onde será apresentada a ata do encontro com as propostas do Governador.

Caso a greve seja encerrada, Cid Gomes garantiu retomar a negociação e atender algumas reivindicações dos educadores. Com o fim da greve, o Governador assegurou à categoria 1/3 da jornada de trabalho extraclasse em 2012, apresentação por parte da categoria de tabelas de reajuste, no prazo de até 30 dias e prometeu sentar com os professores já próxima na segunda-feira para discutir uma proposta de piso salarial da categoria. Cid garantiu ainda a realização de concurso público para a categoria já no próximo ano. Segundo o Governador, não serão descontados os dias parados, já que as aulas perdidas durante a greve serão repostas.

Cid não cedeu, porém, à reivindicação dos educadores para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com garantias das propostas discutidas durante o encontro, como queriam os professores, e se limitou apenas a assinar a ata da reunião.

Ata da reunião

De Fortaleza,
Carolina Campos