PCdoB-PI realiza conferência municipal em Teresina

O PCdoB-PI realizou no último sábado (01) em Teresina sua 13ª Conferencia Municipal. A plenária, composta por cerca de 160 delegados, estava bastante animada com as candidaturas do partido para as eleições de 2012. O debate central desta Conferência foi a preparação e discussão dos rumos do PCdoB no próximo pleito.  

O deputado federal Osmar Junior abriu os debates fazendo uma intervenção que definia a orientação política a ser seguida pelo partido. “O PCdoB já tem um pré-acordo com o governador Wilson Martin. Queremos construir uma alternativa para Teresina que saia dos partidos que compõem hoje a base do governo. Esta aliança que está no Karnak vence as eleições desde 2002 e, permanecendo unida, poderá conquistar a prefeitura. Precisamos  dar respostas aos grandes problemas que Teresina vivencia  e que  estão causando transtornos à população  e entraves ao desenvolvimento da cidade”, afirmou. Ao final da sua intervenção, o deputado reafirmou o apoio ao atual governador. “" Estamos juntos na alegria e na tristeza. Estamos com o governador Wilson Martins na tentativa de manter unida a base que elegeu o governador em 2010. Já tivemos conquistas importantes nas eleições passadas em todo o Piauí. Agora falta ganhar em Teresina.  Poderemos, permanecendo juntos, fazer isto em 2012."

Na chapa proporcional, o PCdoB deverá sair sozinho e está construindo uma chapa que já conta com 40 candidatos. A meta é eleger, no mínimo, dois vereadores ou vereadoras no próximo pleito.

Durante o evento, os delegados se revezaram na tribuna de debates e as falas tinham o mesmo tom de confiança nas possibilidades de crescimento do partido. O professor da UFPI Solimar Oliveira deu a sua contribuição, reforçando o pensamento dos demais. “Acredito que o PCdoB tem um papel a cumprir nestas eleições: garantir o fortalecimento da Câmara de Vereadores  e conquistar de volta a nossa cadeira”.

Em sua fala, advogado Samuel lembrou a importância da luta dos estudantes e movimentos comunitários. “Vamos organizar o partido nas universidades, bairros e saber quais são as lutas que  mais  interessam ao povo neste momento”.

A Conferência foi marcada também pela filiação de nomes conhecidos em Teresina como a cantora Rosinha Amorim, admirada no Piauí com bonitos trabalho já realizados; o cantor e compositor Lázaro do Piauí, reconhecido em todo o Brasil, é um artista que representa muito bem a nossa cultura; e também um grande amigo do partido, o design gráfico e  chargista Paulo Moura, profissional  de grande prestígio no estado.

A última parte do evento foi a eleição do Comitê Municipal. Composto de 23 membros, a nova direção tem como presidente o professor Elton Arruda, que fez o encerramento do evento. “Hoje nós realizamos aqui uma Conferência viva, que mostra um PCdoB sintonizado com o momento político que vive o Brasil, o Piauí e Teresina. Este Comitê Municipal aqui eleito vai, a partir de agora, trabalhar com muita vontade para que em 2012 o PCdoB esteja à frente do grande embate político eleitoral e seja vitorioso, oferecendo à Teresina uma alternativa que  dê resposta aos grandes desafios que a cidade enfrenta”. 

Da redação do Vermelho no Piauí