Sem categoria

Contag pauta políticas públicas para idosos em debates pelo país

O dia 1º de outubro foi estabelecido, há quatro anos, como o Dia Nacional do Idoso. Antenada com a enorme demanda por melhores condições de vida apresentadas por esta parcela da sociedade, a Secretaria Nacional da Terceira Idade da Contag realiza encontros e plenárias em todos os estados em defesa de políticas que garantam uma vida digna e melhor para os mais velhos.

- reprodução

A Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, que institui o Dia Nacional do Idoso, foi assinada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta atualmente com mais de 21 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse número representa um índice superior a 10% da população brasileira.

Apesar de ser um público considerável, essas pessoas ainda enfrentam muitos problemas e desrespeitos diariamente, como a violência dentro dos seus lares e no transporte público, abandono, desvalorização de aposentadorias e pensões, além do difícil acesso ao atendimento de saúde.

Para tentar amenizar essas questões levantadas, a Secretaria Nacional da Terceira Idade da Contag está desenvolvendo um trabalho, junto às Fetags e aos Sindicatos, no sentido de sensibilizar o poder público e a sociedade quanto à importância de valorizar e dar uma maior atenção às pessoas da terceira idade e idosos. Nesse sentido, estão sendo realizados encontros e plenárias em todos os estados e a secretaria também está ocupando espaços em conselhos e comissões para propor e lutar por políticas que garantam uma vida digna e melhor para os mais velhos.

Em novembro, ocorre a 3ª Conferência Nacional de Defesa dos Direitos dos Idosos e, segundo o secretário Natalino Cassaro, o movimento sindical do campo se fará presente com vários delegados e delegadas para abordar a situação da pessoa idosa no meio rural. “Afinal, cidadania não tem idade.”

Da redação, com Agência Contag de Notícias e Portal da CTB