Justiça determina reintegração de metalúrgica na Ciabus

A metalúrgica Dejanira Carneiro Saldanha foi reintegrada, na última sexta-feira, à empresa Ciabus VR Metais, de Caxias do Sul. A medida foi determinada pela juíza da 3ª Vara do Trabalho, Maria Cristina Santos Perez, que decidiu pela anulação do aviso prévio da trabalhadora.

A trabalhadora havia sido demitida no dia 28 de agosto por questionar o não pagamento de uma bonificação prometida pelos empresários, no valor de R$ 96. “Eles distribuíam cédulas de brinquedo que deveriam ser trocadas no final do mês por reais, mas voltaram atrás e decidiram não pagar. Cobrei o que era meu e eles me demitiram, mas agora justiça foi feita e eles tiveram de me readmitir”.

O mandado de reintegração, cumprido na última sexta-feira, atendeu a pedido liminar feito pela advogada do Sindicato, Maisa Arán.

“Dejanira foi demitida enquanto estava em tratamento médico, realizando exames os quais, inclusive, eram marcados pela secretária da própria empresa (portanto, de conhecimento da empresa)”. A trabalhadora que atuava como costureira da Ciabus está em tratamento médico por tendinite no ombro e síndrome do túnel do carpo, doenças do trabalho, ocasionadas pelos esforços e movimentos repetitivos que realizava na empresa..

A ação trabalhista prossegue, pois esta postula, além da reintegração, o seu direito de manutenção ao plano de saúde bem como indenizações por danos morais e materiais.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul