Vereador Comunista denuncia desmandos

O vereador comunista Vanney Neves, foi responsável por uma denúncia que culminou com uma operação, desencadeada pelo Ministério Público, a qual resultou na apreensão de maquinários pertencentes à Prefeitura Municipal de Torixoréu que estava sendo utilizados em uma propriedade particular, na construção de uma pista de pouso e um aterro na fazenda Barra do Diamantino, do empresário identificado como Valmir, sócio na empresa de lixo Evolu Servic que atua em Barra do Garças.

Os motoristas que são da prefeitura estavam carregando os caminhões com terra com apoio de patrola particular no momento que o promotor Marcos Brant Gambier Costa chegou acompanhado de agentes da Polícia Federal e Civil de Barra do Garças. O promotor mandou para todo o serviço e mandou recolher todo equipamento. Toda movimentação foi registrada por funcionários do Ministério Público e pelo vereador Vanney Neves (PC do B) que acompanhou a denúncia.

A informação é que os caminhões estavam trabalhando na fazendo a quase uma semana. Inicialmente foram outros fazendeiros que viram a irregularidade e chamaram o vereador de oposição. Este por sua vez, acionou o Ministério Público.
Marcos Brant determinou o recolhimento dos caminhões no pátio da prefeitura e informou que vai instaurar o inquérito civil público de improbidade administrativa contra o prefeito de Torixoréu, Máximo Barriga (PSB).

De acordo com a lei, é vedada a utilização de máquinas públicas em obras particulares.

"Enquanto os menos favorecidos estão sendo excluídos dos benefícios públicos, o rico que tem condições econômicas de sobra para a construção e manutenção de sua terra, é privilegiado pelos abusos de poder do Governo Municipal", ressaltou Vanney que acredita que o fazendeiro teria condições de contratar os caminhões, como fez com relação a patrola e não precisava usar caminhões da prefeitura.

O outro lado

O prefeito de Torixoréu, Máximo Barriga (PSB), disse que quando tomou conhecimento da denúncia seguiu para Barra do Garças com objetivo de se explicar ao promotor Marcos Brant sobre o fato.

Por telefone, Barriga alega que essa prática de ceder máquinas é comum no interior onde as prefeituras tentam ajudar os produtores rurais. “Esse produtor alega que não estava conseguindo máquinas para fazer o serviço e então resolvemos ajudá-lo. E na Câmara tem várias leis de cooperação para auxiliar outros municípios e até mesmo produtores”, conta Barriga.

O prefeito voltou a se queixar da oposição sistemática que está sofrendo do vereador Vanney e que isso estaria prejudicando a sua administração e também a população. “Se a prefeitura for proibida de ajudar os produtores rurais, quem perderá com isso será a região de Torixoréu”, finalizou.

Já o vereador Vanney afirma estranhar muito a posição do prefeito que "ao invés de assumir que errou, pedir desculpas à população e repor o que foi subtraído da administração pública, fica inventando desculpa esfarrapada. É por essas e outras que a população fica cada dia mais cansada, descrente e revoltada com os desmandos praticados por essa administração que foi eleita com o compromisso de mudar a política em nossa cidade."

Matéria: Miranda Muniz, com a colaboração de Ronaldo Couto