DEM perde as prefeituras de Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes

Prefeitos de duas grandes cidades paulistas anunciaram filiação ao recém criado PSD (Partido Social Democrático), causando duas novas e importantes baixas ao Democratas no estado.

Darcy-Dilma

Com a formalização do PSD (Partido Social Democrático) pelo TSE, algumas mudanças importantes ainda se verificam na cena política de São Paulo, vitimimando em especial o DEM.

O ex-partido de Gilberto Kassab perdeu, nesta terça-feira, mais dois atores de peso: a prefeita Dárcy Veras, de Ribeirão Preto, e o mandatário de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli. Ambos têm como destino o recém criado PSD.

As baixas são mais um capítulo da crise vivida pela oposição após a terceira derrota consecutiva no plano federal. O movimento empreendido por Kassab, com a criação do PSD e a busca pela aproximação com o governo federal, veio a agravar o quadro, sangrando principalmente o já combalido Democratas.

À EPTV (Globo de Ribeirão), a prefeita criticou o sectarismo da antiga legenda em relação ao Palácio do Planalto. "No DEM, eu fazia elogios ao Governo Federal e me perguntavam: 'Você não é da oposição?'. Quero me relacionar com todos os partidos", apontou.

As perdas não são pequenas para o Democratas, que ainda vive instabilidade no plano estadual e ameaças de novas defecções – caso do prefeito Silvio Peccioli, de Santana do Parnaíba, ainda a procura de um rumo.

Terceira maior cidade do pujante interior paulista, Ribeirão Preto possui mais de 600 mil habitantes e tem sua economia fortemente ligada ao agronegócio. Já Mogi das Cruzes, município da região metropolitana de São Paulo, tem 387 mil moradores.

Fernando Borgonovi
, com agências