BA: Aladilce cobra debate sobre privatização de espaços públicos

A solicitação de uma audiência com o prefeito João Henrique (PP) para que entidades e instituições da sociedade civil apresentem suas reivindicações e propostas sobre o sistema de mobilidade urbana de Salvador foi o principal encaminhamento da audiência pública realizada nesta sexta-feira (7/10), pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), presidente da Comissão de Direitos do Cidadão e o vereador Gilmar Santiago (PT), presidente da Comissão de Planejamento Urbano da Câmara Municipal.

O Encontro reuniu representantes do Conselho Regional de Agronomia e Arquitetura (CREA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Logistas de Salvador (CDL), Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin) e Fundação Mário Leal Ferreira.

Para Aladilce, o prefeito precisa explicar quais foram os motivos para sugerir as privatizações dos planos inclinados e estações de transbordo, como também apresentar quais as alternativas de gestão para esses equipamentos públicos que fazem parte do sistema de mobilidade urbana. O recuo sobre a proposta de privatização do Elevador Lacerda ocorreu diante da reação da população e da bancada de oposição da Câmara. A vereadora cobrou também, licitação das linhas de ônibus, bem como esclarecimento sobre a questão do Fundestrans para que o Seteps volte a recolher 6% do valor da passagem de ônibus para manutenção das estações.

Durante a audiência, o representante da Setin, Luciano Valadares, informou que já está preparando a substituição das quatro cabines, todo o sistema operacional do Elevador Lacerda e que em 30 de outubro voltará a funcionar normalmente. Já sobre o Plano Gonçalves, informou que está aguardando a recuperação do prédio da Polícia Militar que gera falta de segurança nas atividades.

O técnico da Fundação Mario leal Ferreira, Raimundo Nonato apresentou o projeto de requalificação da Estação da Lapa, mas lamentou que a proposta continuasse no papel por falta de recursos. A proposta cria novos espaços e melhora a qualidade de atendimento do passageiro que precisa usar o subsolo da estação, hoje totalmente escuro e perigoso. Ele também explicou que a manutenção dos equipamentos dos planos inclinados e estação da Lapa era feita com recursos do Fundestrans, entretanto, quando a Setin parou de receber este repasse, há mais de 10 anos, ficou sem condições de fazer as melhorias necessárias.

Já o dirigente do Sindicato dos Ambulantes cobrou a contrapartida dos shoppings instalados no centro da cidade. Marcos Luiz, conhecido como Cazuza, entende que os grandes consumidores do Lapa e Piedade passam pela estação da Lapa, mas os empresários nada dão em troca para ajudar a manutenção do maior terminal de ônibus da capital.

Para Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Bahia (CTB), a impotência do atual governo municipal permitiu “lotear a cidade”, com a influência direta dos empresários e seus interesses, em detrimento das reais necessidades da população. “Temos que fazer com que a gestão cumpra com suas responsabilidades. Tivemos uma discussão que envolve vários setores do transporte público, não podemos ficar assistindo. Vamos fortalecer os movimentos sociais porque são eles que pressionarão o prefeito para dar uma solução”, completou a vereadora.

Fonte: Ascom do gabinete da vereadora Aladilce Souza