BA: esportistas fundam coletivo de esporte do PCdoB
Tem algo novo na política da Bahia. São as Conferências Municipais do PCdoB, preparatórias da Conferência Estadual, a ser realizada nos dias 04 e 05 de novembro em Salvador. A novidade é que estas conferências têm se transformado em atos políticos de repercussão em cada cidade e, no seu conjunto, expressam um salto de qualidade na ação política do Partido do estado.
Por Everaldo Augusto*
Publicado 10/10/2011 20:12 | Editado 04/03/2020 16:18
O grande tema mobilizador da militância, e motivo de atração de lideranças expressivas para o partido, são as eleições municipais de 2012. As condições estão dadas para que o PCdoB jogue papel decisivo nas disputas majoritárias das principais cidades e em médios e pequenos municípios do Estado. A sensação que se tem é o que o PCdoB é o partido que melhor interpreta o sentimento de mudança em curso na Bahia desde a primeira eleição do governador Jaques Wagner.
A preparação da Conferência Estadual tem propiciado grandes avanços organizativos também, sobretudo em Salvador, onde o PCdoB terá a deputada federal Alice Portugal como candidata a prefeita. Na capital do Estado o processo de preparação da Conferência inaugura uma nova fase de crescimento partidário. Conferências distritais e assembléias são realizadas nos bairros e em setores importantes, cujos temas são eixos mobilizadores da população na construção da cidadania, como o esporte, e contra a discriminação, como é o caso do movimento LGBTT. Agora surge com força a organização do partido também em movimentos afirmativos da nossa identidade, como são as religiões de matriz africana, que suscitou a filiação neste mês de 150 mães e pais de santo e de diversas outras lideranças dos terreiros, com o lema “Sou de Santo, Sou PCdoB”.
O mais significativo destes eventos foi a criação do Coletivo de Esporte do PCdoB, em assembléia convocada pelo Comitê Municipal, realizada no Hotel Sol Barra, dia 08 de outubro, que contou com a participação de oitenta militantes, entre atletas, dirigentes esportivos, gestores públicos, professores de educação física e promotores esportivos de bairros e sindicatos.
A criação do Coletivo de Esporte responde a uma necessidade objetiva, evidenciada desde o momento em que o PCdoB se tornou o principal protagonista das políticas públicas de esporte no Estado e principal responsável, no âmbito do governo estadual, pelas ações preparatórias da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas.
Além de eleger a delegação para a Conferência Municipal de Salvador, a assembléia de esportistas comunistas elegeu a primeira coordenação do Coletivo, que terá como Coordenador o camarada Marcos Pimentel, Coordenador de Esportes da SETRE (Sec. Estadual do Trabalho e Esportes), mais o professor Álvaro, notório formador de atletas e gestor público de esporte, Renan Araujo, Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Copa do Mundo, Professores Ronaldo, e Fernanda Silva, executores de programas sociais de esporte no Nordeste de Amaralina e Ribeira, Milton Galego, Secretário de Esporte do Sintracom, Professora Magali, especialista em esporte de alto rendimento, Professor José Carlos, presidente da Federação Baiana de TaeKonDo e Paulo Vieira, presidente do Conselho Estadual de Educação Física Bahia e Sergipe.
No ato de encerramento, além do novo coordenador, usaram a palavra Raimundo Nonato Bobô, craque e técnico de futebol, que reafirmou a necessidade de ampliar o coletivo para o interior do Estado e o Secretário Nilton Vasconcelos, que saudou a todos e salientou os desafios de preparar o Estado para a Copa do Mundo e manter o protagonismo do esporte nas comunidades, associando nossas ações ao processo de disputa política que se avizinha, para o qual o PCdoB vai entrar em campo para valer.
*Everaldo Augusto é Secretário de Finanças do Comitê Estadual do PCdoB/BA.