Sem categoria

Palestinos acertam libertação de líderes da intifada

Troca de prisioneiros acertada entre a administração israelense e representantes palestinos, anunciada nesta terça-feira (11), libertará dois importantes líderes da resistência palestina. Um deles é Marwan Barghuthi, um dos líderes da segunda Intifada, e o outro é o comunista Ahmad Sa'adat, secretário-geral da Frente Popular de Libertação da Palestina.

Sa'adat, no traço de Latuff

A troca de prisioneiros entre as duas partes foi confirmada por um alto funcionário palestino em Ramalá nesta terça. Sa'adat foi condenado a trinta anos de prisão enquanto Barghouti estava preso condenado a cinco penas de prisão perpétua.

Centenas de palestinos aprisionados por Israel de um total de mais de 6.000 realizam desde 27 de setembro uma greve de fome para protestar contra o isolamento carcerário, imposto aos detentos do FPLP.

O acordo, possível graças a uma mediação egípcia, deve ser implementado “em uma semana”. O outro prisioneiro envolvido na libertação é o soldado do exército de ocupação, Gilad Shalit, aprisionado pelas forças de segurança do Hamas.

“O acordo de troca será aplicado em poucos dias”, confirmou em seu site as forças de segurança do Movimento de Resistência Islâmico, as Brigadas Ezzedine al-Qassam.

Gilad Shalit, que também tem nacionalidade francesa, foi aprisionado em junho de 2006 durante uma operação do exército israelense em território palestino.

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou à noite que o acordo de troca já havia sido apresentado a seu governo. “Este acordo foi concluído na quinta-feira (passada) e assinado definitivamente hoje”, indicou.

Além de Netanyahu e de seu ministro da Defesa, Ehud Barak, o chefe do Estado-Maior, Benny Gantz, o líder do Shin Beth, Yoram Cohen, e o chefe do serviço de espionagem do país, o Mossad, Tamir Pardo, foram todos favoráveis ao acordo com os palestinos, indicou a televisão pública israelense.

Com agências