Pan 2011: protesto de atletas garante ouro para brasileiro

Nesta segunda-feira (17), o pódio dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foi palco de um protesto inusitado. Após ganhar ouro na prova de natação dos 200m borboleta, o brasileiro Leonardo de Deus foi desclassificado. Motivo: um patrocínio na touca verde-amarela com que fez a sua estreia em mundiais. Os adversários, no entanto, não aceitaram a desclassificação e se negaram a subir no pódio. Não teve jeito, a medalha de ouro ficou com Leo.

Após festejar a conquista do primeiro lugar, Leo saiu da piscina e soube que foi desqualificado por ter um patrocínio na touca. Em seguida, a equipe brasileiro protestou alegando que outros competidores já haviam utilizado patrocínios em suas toucas. Mesmo assim, a organização do evento iniciou a premiação.

O que ninguém esperava é que os atletas convocados ficassem de costas para o pódio, recusando-se a receber a premiação. Foi então que a organização recuou, uma vez que é de reponsabilidade do evento conferir os trajes dos nadadores antes do início das provas. Foram 20 minutos de tensão e sofrimento.

“Foi bem complicado. Eu chorei, eu sou humano. Imagina um garoto de 20 anos, no seu primeiro Pan, vencer a prova e acontecer o que aconteceu? Então, para mim, o mundo caiu por um tempinho. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. O resultado foi o melhor possível e, agora, quero me concentrar para as minhas próximas provas”, Leo ainda vai nadar os 200m costas e o 4x200m livre no México.

Leia mais:
-Pan: Com 21 medalhas, Brasil já supera pódios do Rio-2007