Campinas tem novo prefeito

Em cerimônia que teve pouco mais de meia hora de duração, o vereador Thiago Ferrari assumiu na manhã desta sexta-feira (21/10) a presidência da Câmara Municipal de Campinas e empossou Pedro Serafim no cargo de prefeito da cidade. Serafim vai substituir Demétrio Vilagra, que foi afastado do cargo por estar sob investigação de uma Comissão Processante instalada no Legislativo.

Já na condição de prefeito, Serafim fez um discurso emocionado. Agradeceu aos vereadores – em especial o petista Jaírson Canário, “por sua trajetória pessoal e política” – e aos vereadores Biléo Soares e Tadeu Marcos, “que apesar de estarem adoentados, participaram ativamente de todas as principais decisões tomadas na Câmara nos últimos meses”.

Biléo luta contra o agravamento de um câncer e Tadeu se restabelece de um acidente cardio-vascular. “Apesar disso tudo, muitas vezes contrariando ordens expressas dos médicos, os dois estiveram aqui, trabalhando e contribuindo para que esta Casa tomasse as melhores decisões”, afirmou.

Serafim falou com cuidado sobre o processo de transição. “É preciso lembrar que estou ocupando o cargo de forma temporária. É possível que a Justiça decida-se pelo retorno de Demétrio e, diante de uma situação como essa, é preciso cautela”, disse.

O novo prefeito disse que antes de mais nada pretende “tomar pé da situação”, antes de adotar algum tipo de medida. “É impossível fazer algum planejamento agora (antes de começar a trabalhar), porque não sei o que vou encontrar, mas a nossa intenção é sanear as dívidas, pagar os salários dos servidores e os fornecedores”, acrescentou.
“De uma coisa a população de Campinas pode ter a certeza. Vou honrar a cadeira que me foi concedida. Vergonha deste prefeito nunca ninguém vai ter”, afirmou.

Thiago Ferrari disse que pouca coisa vai mudar na Câmara sob sua presidência. “Na verdade, pretendemos manter a mesma linha de atuação adotada por Pedro Serafim. Vou cumprir uma missão constitucional de substituir o presidente temporariamente e para isso, foi empenhar o meu melhor. Minha intenção é dar todo o suporte necessário para que a Comissão Processante possa desempenhar seu papel de forma segura e com toda a lisura que se exige de um processo como esse. Além disso, será meu dever garantir o bom funcionamento da Casa”, acrescentou o presidente.

“Sei que estou ocupando o cargo provisoriamente, mas a minha função aqui é conduzir a Casa de forma tranquila neste momento tão difícil e delicado da cidade”, concluiu.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas