João Ananias critica intromissão da FIFA em questões do Governo

Nesta segunda-feira (24/10), o Deputado Federal João Ananias (PCdoB) voltou a questionar, na Tribuna da Câmara, a posição adotada pela FIFA no que se refere a questões internas do País e do governo. Desta vez o problema seria a permanência do Ministro do Esporte, Orlando Silva, após denúncias, sem provas, divulgadas na mídia. “Estão colocando que a decisão da Presidente Dilma de manter o ministro criou um mal estar na FIFA e uma saia justa para a entidade que já teme uma crise com o Planalto”.

O parlamentar ressaltou que a FIFA deve uma posição sobre informações divulgadas na mídia atribuída à entidade, pois se for verdade, configura-se em mais uma indevida e grave intromissão em questões internas do País e de seu governo. João Ananias lembrou que a primeira tentativa de desrespeito às leis brasileiras foi a exigência de suspender o direto à meia-entrada dos estudantes e do passe dos idosos durante a Copa do Mundo no Brasil. Leia a seguir o discurso na íntegra:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados

Um novo viés adotado por parte da mídia em relação às falsas acusações ao Ministro Orlando Silva. Como não surgiram as provas tão alardeadas por todo o Brasil, agora estão colocando que a decisão da Presidente Dilma de manter o ministro, tomada antes de ontem, criou um mal – estar na FIFA e uma saia justa para a entidade que já teme um aprofundamento da crise com o Planalto.

Se essa denúncia feita por um delinqüente, pessoa de comportamento social comprovadamente amoral causa o citado “mal estar e saia justa para FIFA”, como ela deve ter ficado com as gravíssimas denúncias contra sua afiliada aqui no Brasil que motivaram, inclusive, uma proposta de CPI, que a própria base do Governo não deixou proliferar?

A FIFA deve uma clara posição em relação a esse “disse me disse”, já que se for verdade, configura-se em mais uma indevida, inaceitável e grave intromissão em questões “interna corporis” do Brasil e de seu Governo. Uma segunda tentativa, já que a primeira foi a de suspender no período da Copa de 2014, a meia-entrada dos estudantes, conquista histórica dos mesmos, o passe dos idosos e a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos Estádios, Lei em vigor desde 2008. Um flagrante desrespeito às Leis Brasileiras, para que a FIFA e seus sócios arrecadem mais.

Manifesto enquanto Parlamentar Brasileiro, o meu mais veemente repúdio a essas posições fartamente atribuídas à FIFA, que até o momento não se manifestou oficialmente. E há um ditado do povo que diz: “Quem cala consente”.

Com isso Sr. Presidente, nos termos regimentais e dado a impossibilidade de leitura em Plenário, que seja dado como lido para efeito de registro nos anais dessa Casa a matéria apresentada no jornal “O POVO”, na coluna POLITICA, na edição de Domingo, dia 23.10.2011.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB/CE)