BA: Movimento reivindica campus da Ufoba na Bacia do Rio Corrente

Cerca de duas mil pessoas participaram da audiência pública para reivindicar a criação de um campus no Território da Bacia do Rio Corrente, da nova Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), que ocorreu na sexta-feira (28/10), na cidade de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia. A audiência foi motivada pela decepção da população em não ser contemplada pelo projeto de criação da Ufoba, que terá sede em Barreiras e campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

O slogan utilizado pelos organizadores foi: “Campus da Ufoba Já! Aqui também é Oeste.” O território possui mais de 200 mil habitantes e não tem nenhuma instituição de ensino superior nem privada, muito menos pública, o que obriga os estudantes a migrarem para outros locais.

Entre o público presente estiveram estudantes, professores, comerciantes e liderança políticas e comunitárias dos 11 municípios que compõe o território. Deputados estaduais e federais também participaram para dar apoio à causa, e receberam um abaixo assinado, com assinatura de todos os presentes, para levar a manifestação até os órgãos competentes.

Os parlamentares eleitos pela região também se comprometeram em realizar ações. A deputada Kelly Magalhães (PCdoB), como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, irá realizar no dia 8 de novembro uma audiência pública com os deputados estaduais para discutir a questão. Já o deputado federal Oziel Oliveira (PDT) afirmou que irá destinar para a implantação do campus R$ 1 milhão da sua emenda parlamentar pessoal.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada estadual Kelly Magalhães.