Sem categoria

Ministra brasileira destaca redução sensível do desmatamento

A ministra brasileira de Médio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou nesta segunda-feria (31) a sensível redução do desmatamento na Amazônia em setembro passado, quando a perda de árvores foi a menor para esse mês desde 2004.

A atividade agropecuária continua sendo o maior vilão no desaparecimento da floresta amazônica, indicou Izabella ao comentar os resultados da devastação ilegal na maior floresta tropical do planeta, divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

De acordo com o Inpe, em setembro passado a Amazônia brasileira perdeu 253,8 quilômetros quadrados de floresta, 43% menos que o verificado em igual mês de 2010, quando a floresta perdeu 448 km² de vegetação.

Depois de reiterar que esses dados refletem uma forte pressão da agropecuária, Izabella adiantou que apesar do fim do inverno, quando o desmatamento é mais comum, na estação das chuvas (verão) a fiscalização terá continuidade para evitar a devastação indiscriminada.

Izabella afirmou também que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) dispõe de 25 frentes na Amazônia para monitorar as áreas críticas quanto ao desmatamento.

Com informações da Prensa Latina