João Ananias defende mais recursos para Santa Casa

Incluir a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza na relação de entidades sem fins lucrativos beneficiadas pela Portaria de nº 2505 de 26 de outubro de 2011, que concede aumento no valor do incentivo à contratualização. Foi o apelo feito pelo deputado federal João Ananias (PCdoB) ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. No Ceará, 28 hospitais foram contemplados pela portaria.

O incentivo foi concedido pelo Ministério da Saúde (MS) aos participantes do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos ou Programas de Reestruturação dos Hospitais de Ensino do Sistema Único de Saúde (SUS). “Parabenizo o Ministro Padilha pela justa iniciativa, só não entendo a exclusão da Santa Casa, hospital com 150 anos de existência e de grandes serviços prestados ao povo do meu Estado, o Ceará”, destacou João Ananias na Tribuna da Câmara na última terça-feira (01/11).

João Ananias lembrou ainda que a Santa Casa de Fortaleza faz parte da história da saúde pública no Ceará, além de ser o hospital que mais interna pacientes clínicos e o segundo em pacientes cirúrgicos, ficando atrás apenas do Instituto Dr. José Frota (IJF), o maior hospital de emergência em traumas do Estado.

Leia o discurso na íntegra:

Venho solicitar, através da tribuna da Câmara, ao Ministro Padilha, da Saúde, que inclua na portaria nº 2505 de 26 de outubro de 2011, a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, na relação de Entidades Beneficentes sem fins lucrativos, que tiveram aumento no valor do incentivo à contratualização.

O merecido incentivo foi concedido pelo Ministério da Saúde aos participantes do programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos ou Programas de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no Sistema único de Saúde (SUS). Parabenizo o Ministro Padilha pela justa iniciativa, só não entendo a exclusão da Santa Casa, hospital com 150 anos de existência e de grandes serviços prestados ao povo do meu Estado, o Ceará.

Recebi hoje a solicitação do seu Provedor, Dr. Luis Marques, para que intermediasse junto ao Ministério, no sentido de reparar a ausência daquela entidade, que hoje é o hospital que mais interna pacientes clínicos em Fortaleza e o 2º em pacientes cirúrgicos, ficando atrás apenas do Instituo Dr. José Frota, o maior hospital de emergência em traumas do nosso Estado.

Apelo ao Ministro Padilha que reveja a relação dos contemplados no Ceará, 28 Hospitais, e possa incluir nossa querida Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, ícone histórico da saúde pública no Ceará.

Era só Sr. Presidente.

Peço que meu pronunciamento seja divulgado nos meios de comunicação desta Casa.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB)