Secretaria da Mulher e PM são parceiras para formação não sexista

A secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia, acompanhada da Secretária Adjunta, Valesca Leão, e da Subsecretária de Enfrentamento à Violência, Silvânia Matilde, realizaram reunião, segunda-feira, 31, com o Comandando Geral da Polícia Civil do DF, Coronel Rosback e a Coronel Vanusa, com o intuito de estabelecer parcerias para a formação de policiais, dentro do olhar que situe a lógica de gênero nas instituições do DF.

Já no início da conversa o Coronel Rosback fez questão de sinalizar que a Polícia Militar do DF está aberta para construir um novo conceito que vislumbre a valorização das mulheres e que, para ele, isso só tem sentido se for do comando até o policial que está na ponta, ou seja, um pensamento unitário.

A Coronel Vanusa também se posicionou informando ser a mulher com mais tempo de corporação e como tal, afirma que a instituição não aceita discriminação. Entretanto, resgatou ela, é necessário construir a identidade de gênero. Segundo ela nem o caminho da acomodação em áreas internas tidas como femininas (secretarias) e nem a masculinização das mulheres na polícia são os corretos. Em seu entendimento, as policiais precisa constituir-se por sua competência em todas as frentes, sem que tenha que se masculinizar.

A Secretária Olgamir falou que a cultura machista está impregnada em toda a sociedade e que é preciso dar passos para ir desconstruindo tal cultura. Neste sentido, a Secretaria colocou-se a disposição para construírem eventos para a formação de policiais sob a ótica emancipacionista. Ao final, ficou combinado que, juntas, as instituições formarão um grupo de estudos e propostas de eventos (palestras, seminários, cursos) para a formação de policiais.

Sônia Corrêa
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado da Mulher