Sem categoria

Fórum dos Povos defende que mais ricos paguem pela crise

O encontro do G20 – grupo dos 19 países com as maiores economias, entre eles o Brasil, mais a União Europeia – termina nesta sexta (4) em Cannes, na França. A crise econômica mundial, principalmente seus reflexos nos países europeus, foi o foco dos debates deste ano. Paralelo à cúpula, ocorre no município francês de Nice o Fórum dos Povos – o Contra G20 -, que reúne ONGs, associações, sindicatos e organizações de esquerda de diversos países.

Em estudo divulgado antes da Cúpula do G20, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que a economia mundial está prestes a sofrer uma “recessão de novos empregos”. Isso irá gerar um prolongamento da crise econômica e riscos de conflitos sociais. A tendência de mobilização social ocorre na União Europeia, nos países árabes e, com menos intensidade, na Ásia.

As revoltas dos “Indignados” na Espanha, do Occupar Wall Street nos Estados Unidos e as greves de trabalhadores na Grécia são exemplos de respostas populares à crise. Esses movimentos participam do Contra G20, que defende que os mais ricos paguem pela crise econômica que provocaram, assim como reivindicam maior participação popular nas decisões tomadas pelos Estados.

Fonte: Radioagência NP