Sem categoria

Dilma recebe medalhistas do Pan e promete ampliar Bolsa-Atleta

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (9), no Palácio do Planalto, 65 dos 141 medalhistas brasileiros que participaram 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México.

Dilma medalhistas - Wilson Dias/ABr

"Quem insiste, treina e investe na sua capacidade, consegue. Vocês são exemplos, são guerreiros. É um imenso orgulho estar hoje aqui recebendo vocês. O Brasil inteiro gostaria de estar aqui. Não tem nada que substitua esse olho no olho vendo a força de cada um de vocês", disse Dilma à delegação. Também participaram da recepção aos atletas o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman.

Coube ao jogador de vôlei de praia Emanuel falar pelos colegas. "O esporte só chegou nesse nível por causa da organização do COB [Comitê Olímpico Brasileiro] e do apoio do governo federal. Só podemos agradecer, temos entre nós muitos que ganham Bolsa-Atleta", disse o atleta, que pediu a manutenção do benefício. "Vamos continuar e ampliar", emendou Dilma. Subiram no pódio do Pan de Guadalajara 94 bolsistas do Ministério do Esporte.

O Bolsa-Atleta, gerido pelo Ministério do Esporte, banca esportistas de alto rendimento sem patrocínio. O valor do benefício mensal varia de R$ 370,00, para atletas estudantes, a R$ 3.100,00, para esportistas olímpicos e paraolímpicos. A medalhista de ouro do atletismo, Rosângela Cristina Oliveira, disse que os atletas vão treinar ainda mais para 2016. “Vamos treinar e nos esforçar ainda mais para representar o Brasil até melhor do que nos Jogos Pan-Americanos.”

Para Aldo Rebelo, o apoio do governo ao esporte contribui para a formação de atletas que se tornam exemplos de persistência e superação. “A juventude precisa de referências. Contem com o nosso governo, com o Ministério e com os nossos programas”, disse o ministro do Esporte.

O chefe da delegação brasileira, Bernard Rajzman, destacou que a conquista das 141 medalhas no México resultou na melhor participação do Brasil em Jogos Pan-Americanos. Os atletas presentearam Dilma com um agasalho da delegação.

A presidente deu os parabéns a todos pelo desempenho nos Jogos Pan-Americanos e falou sobre a expectativa para as Olimpíadas de 2016, que ocorrerá no Brasil. “Agradeço a cada um de vocês e tenho certeza de que vocês serão nossa garantia nas Olimpíadas de 2016.”

O Brasil ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, atrás dos Estados Unidos e de Cuba. Um total de 804 pessoas integraram a delegação brasileira, 515 deles, atletas.

Descontração

O momento de descontração entre os atletas e a presidente aconteceu quando os medalhistas puderam sacar as câmeras fotográficas para tirar fotos com Dilma. Eles dominaram a cena ao dar ela um gorro de polo aquático com a inscrição "Brasil".

Veterano em visitas ao Palácio do Planalto, o ginasta olímpico Diego Hipólito aprovou a sucessora de Lula. "Foi meu primeiro encontro com ela e ela foi muito gentil. Foi igual ao presidente Lula, carinhosa e atenciosa com todos nós", disse.

Aldo Rebelo

Depois de sua primeira conversa com o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, previu nesta quarta-feira (9) a continuidade do trabalho do antecessor dele na pasta, Orlando Silva, e disse que a escolha da presidente Dilma Rousseff foi "excelente". "A nossa relação com o Aldo é excelente. Vamos dar continuidade ao grande trabalho que vinha sendo feito, visando os Jogos de 2012 e de 2016", disse.

Questionado sobre eventuais mudanças nas políticas de esporte por conta da troca de ministro, Nuzman afirmou que "trata-se de um trabalho de evolução de nove anos". "O importante é a solidez que temos visto. A presidente já afirmou que vai continuar com o Bolsa-Atleta e vai ampliá-lo. Esse é um dos sucessos que esperamos manter, temos muitos bolsistas nessa delegação".

Da redação,
com informações das agências