Mariano Freitas relança livro sobre eleição de comunistas em 1947

O médico e escritor Mariano Freitas, em parceria com o Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza, relança na próxima quinta-feira (10/11), o livro “O Prefeito Acrísio e a Câmara Vermelha – Eleições de 1947”. Segundo o autor, nas vésperas de eleições municipais, a ideia é apresentar aos leitores os comunistas que foram eleitos no século passado e fizeram história na capital cearense.

Filho de Tauá, Mariano Freitas chegou a Fortaleza na década de 60, época de intensa mobilização popular na capital cearense. Sempre atento às eleições, principalmente dos candidatos da esquerda, o médico acompanhou a vitória de Moura Beleza, bancário eleito com expressiva votação.

Curioso, após este fato, pesquisou sobre a história de Fortaleza e descobriu que, em 1947, o Partido Comunista Brasileiro elegeu oito vereadores, mas pela legenda do PR, porque, na época, estava com o registro cassado. Foi através das pesquisas que Mariano juntou material para a construção do livro. “Fiquei surpreso com o número de vereadores, ainda mais se pensarmos que, dos vinte e um, oito eram comunistas”. Além dos vereadores, Mariano também fala de Acrísio Moreira da Rocha, importante líder popular da primeira metade do século 20 em Fortaleza, eleito prefeito da capital.

A ideia de relançar o livro foi em conjunto com Luis Carlos Paes, presidente do PcdoB/Fortaleza. “A expectativa é de lançaremos muitos candidatos que disputarão vaga a vereador na Câmara de Fortaleza. Por isso, pensamos em oferecer informações sobre uma época em que o Partido Comunista fez história na capital. Nossa intenção é resgatar este fato histórico, divulgá-lo, além de informar os comunistas das novas gerações”, ratificou.

Serviço

Relançamento do livro “O Prefeito Acrísio e a Câmara Vermelha – Eleições de 1947”

Data: quinta-feira (10/11)
Hora: a partir das 18h30
Local: Sede do Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza
(Av. da Universidade, 1814 – Centro)

De Fortaleza,
Carolina Campos