Cid Gomes – Cinturão Digital: qualidade e tecnologia

 Por *Cid F. Gomes

Há uma semana, o Ceará deu um grande passo para o desenvolvimento concreto de uma infraestrutura tecnológica. Bem mais do que a garantia de acesso à Internet banda larga para os municípios que concentram 85% da população urbana – o que já nos coloca como a maior rede de banda larga pública do Brasil -, o Cinturão Digital (CDC) levará mais qualidade de vida para milhões de cearenses.

Isso nós testemunhamos logo em sua inauguração, quando acompanhamos ao vivo a realização de uma ultrassonografia no Hospital Regional do Cariri, distante 500 km de Fortaleza; quando interagimos com o responsável pelo posto da Secretaria da Fazenda na divisa com Piauí; e quando conversamos com alunos do ensino profissionalizante direto de uma escola de Fortaleza. Ou seja, é a telemedicina ao alcance dos cearenses, é a melhoria na fiscalização dos serviços prestados, é a utilização de modernos recursos para a aprendizagem… Esses são alguns exemplos de uma infinidade de utilidades geradas pelo CDC que serão possíveis a partir de agora.

A interligação de toda estrutura e equipamentos do Estado corresponde à primeira fase de implantação do Cinturão. O que, na prática, aumentará a agilidade e qualidade dos serviços prestados à sociedade e economizará recursos públicos. Em três anos, o investimento feito para a instalação – R$ 58 milhões – será revertido pela diminuição dos gastos com telefonia e transmissão de dados.

A próxima fase de implantação do CDC será a formalização de parcerias com prefeituras para a disponibilização de banda larga em sua rede de ensino, unidades de saúde e o compromisso de permitir o acesso público em locais de grande concentração. Ainda na sequência será realizada uma licitação entre provedoras de Internet para que elas disponibilizem à população serviços de banda larga a um preço acessível.

Todo o nosso empenho está sendo realizado em parceria com a Telebrás e em consonância com o Plano Nacional de Banda Larga para termos respaldo e para que seja adotada a mesma estratégia para a universalização dos serviços. O Cinturão Digital é hoje uma realidade e é um pouco do futuro que chega agora ao Ceará.

Cid Ferreira Gomes é Governador do Estado do Ceará

Fonte: O Povo