Luiza Cordeiro quer passe-livre para prounistas de Guarulhos

Projeto de Lei da vereadora comunista pretende isentar bolsistas do ProUni do pagamento de tarifa no transporte coletivo em Guarulhos, segunda maior cidade em população do estado.

Luiza Cordeiro

Em consonância com os propósitos característicos ao Prouni, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) apresentou à Câmara Municipal o projeto de Lei 248/11, visando instituir, na cidade de Guarulhos, a isenção de tarifa no transporte coletivo para estudantes bolsista do Prouni.

Idealizado durante o governo do ex-presidente Lula, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) possibilitou para centenas de milhares de brasileiros a formação em curso de nível superior. São beneficiados, sobretudo, jovens que, sem as bolsas parciais ou integrais, não teriam condições de arcar com os custos de uma faculdade privada.

Luiza lembra que o Prouni é resultado das reivindicações da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), do Movimento Estudantil como um todo, que levou a proposta a Lula e ele, de maneira sensível, atendeu.

“Importante lembrar que a perspectiva histórica que marca o movimento dos estudantes, desde a década de 60, é o fortalecimento, valorização e o aumento da quantidade de vagas nas instituições públicas de ensino superior”, pondera Luiza.

Sobre o projeto que visa isentar os bolsistas do pagamento de tarifa nos ônibus, a autora argumenta que a medida é benéfica para a ampla manutenção de um programa tão importante como é o Prouni.

“O poder público precisa criar as condições e viabilizar o deslocamento dos estudantes entre suas residências, muitas vezes localizadas em bairros distantes, até o estabelecimento de ensino. O nosso projeto de lei que tramita na Câmara, é um instrumento de apoio a estes jovens em formação acadêmica, e fortalece o Prouni”, comenta.

A propositura da lei vai ao encontro das reivindicações do Movimento Estudantil, da União da Juventude Socialista (UJS) e da corrente política Mudança.

Para Luiza Cordeiro, o Prouni dá ao jovem carente, que acaba de deixar o ensino médio em escola pública, a possibilidade de avançar em sua formação escolhendo entre um leque muito amplo de opções – medicina, direito, comunicação, arquitetura, engenharia etc.

De Guarulhos, Gutemberg M. Tavares