Sem categoria

Chanceleres de países amazônicos discutem políticas para a região

O desenvolvimento sustentável da região amazônica é tema da 11ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores, em Manaus, no Amazonas. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, comandará as discussões, das quais farão parte também os ministros de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Eles integram o grupo dos países-membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), fundado há 13 anos. O objetivo do grupo é estruturar as atividades de apoio ao tratado de cooperação da região e promover o desenvolvimento sustentável. Serão estudados temas como meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia, turismo e inclusão social das populações amazônicas.

Fundada em 1998, a OTCA quer estruturar as atividades de acordo com a colaboração amazônica e promoção do desenvolvimento sustentável da região. OTCA é a única organização internacional com sede em Brasília

Os países-membros iniciarão também diálogo sobre a contribuição da organização para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). A Rio+20 ocorrerá no Rio de Janeiro, de 28 de maio a 6 de junho de 2012. Será a maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde, definindo um novo padrão para o setor. Mais de 100 presidentes da República e primeiros-ministros estarão presentes.

Além da reunião de chanceleres, quarta-feira (23) e quinta-feira (24) será realizado em Manaus, o seminário Desafios e oportunidades da cooperação amazônica, organizado pelo Ministério de Relações Exteriores, a Fundação Alexandre de Gusmão, o governo do Amazonas e a OTCA.

Com informações de agências