Sinpro de Pernambuco reelege direção

Na ultima quinta-feira (17), professores de todo Estado, da rede privada de ensino e do setor municipal do interior, elegeram a nova gestão do Sindicato dos Professores no Estado de Pernambuco (Sinpro- PE), entidade filiada a CTB.

O movimento Renovação e Luta única chapa inscrita no processo eleitoral, será empossada e irá dirigir a entidade até 2014. No total, 3.192 pessoas compareceram às urnas, sendo 3.134 votos válidos, 44 brancos e 14 nulos.

“Estamos muito animados com os próximos passos do Sinpro Pernambuco. Fizemos um trabalho forte de transformação e humanização desta entidade. Agora, temos muito trabalho adiante para fortalecer ainda mais nossa categoria”, comemorou o coordenador geral da chapa eleita, Jackson Bezerra. “Mesmo com toda prática anti-sindical de algumas escolas, que não permitiram aos professores o direito de votar, estamos felizes com a larga participação dos professores para nos eleger. É uma prova de reconhecimento e aprovação do trabalho realizado por nós”, completou.

A votação foi realizada ao longo de dois dias (16 e 17). As urnas foram fixadas na própria sede do Sinpro Pernambuco (Boa Vista, Recife), nas sub sedes de Caruaru e Petrolina, além de outras 30 urnas itinerantes, que transitaram por diversas escolas.
“Tivemos um processo eleitoral tranqüilo, sem ocorrências e democrático. Levamos as urnas para onde havia professores e a participação foi expressiva”, disse Ana Cristina Davi de Souza, presidente da mesa de apuração.

O edital, publicado no dia 12 abril deste ano, deflagrou o prazo para a inscrição de chapas, enquanto a assembléia do dia 15 de outubro aprovou o regimento que regulamentou todo o processo eleitoral, bem como elegeu e referendou os membros da comissão eleitoral; iniciativa que garantiu mais democracia através do voto direto.

“Nós conseguimos um resultado positivo porque esta chapa sempre teve como referência o espírito de luta. Nos últimos 20 anos não acontecia o voto direto, ouvimos relatos de professores que estavam votando pela primeira vez e também sofremos diversos ataques, mas conseguimos contornar esta situação e as eleições continuaram democraticamente. Então, podemos afirmar que conseguimos ganhar a confiança da entidade através dos motivos que nos fizeram vencer como: o nosso histórico de denúncias, os importantes avanços na questão salarial, a melhoria na administração da categoria, entre tantos outros”, relatou o coordenador de Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais do Sinpro-PE, Fabio Emanuel.

Do Recife,
Elaine de Paula com informações do Sinpro.