Negociação: Jornalistas esperam proposta de reajuste salarial

Na próxima sexta-feira (25/11), às 8h30, na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego (SRTE), a comissão de negociação salarial do Sindjorce aguarda que o presidente do sindicato patronal, Mauro Sales, que faltou na última rodada de negociação, apresente uma proposta decente de reajuste salarial para os jornalistas empregados em jornais e revista do Estado.

Os patrões oferecem um ganho real ZERO aos trabalhadores, aceitando apenas repor as perdas da inflação de 7,39%. A proposta foi rejeitada por mais de 80% dos profissionais do O POVO, Diário do Nordeste e O Estado ouvidos pelo Sindjorce em consulta à categoria.

Além de tentar impor um aumento salarial ZERO, os patrões rejeitaram todas as reivindicações dos jornalistas de impresso, entre elas vale-alimentação e gratificação por qualificação profissional. “Aguardamos uma proposta persuasiva dos patrões há dois meses e vinte dias. Esperamos, portanto, que nesta sexta rodada a comissão patronal apresente algum fato novo, pois até agora a negociação não começou. Só temos ouvido uma sequência de NÃOS pelos patrões, sem qualquer justificativa ou argumento plausível”, afirma a presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro.

A falta de disposição dos jornais para negociar é tão flagrante, que as empresas foram advertidas por representante do Ministério do Trabalho na última rodada de negociação: “Chegamos à quinta rodada de negociações e os senhores vêm aqui dizer que vão levar (as propostas), vão fazer estudo (de impacto financeiro) e não estão trazendo nada! Os senhores não estão fazendo o dever de casa!”, criticou a auditora fiscal Jeritza Jucá, mediadora das negociações salariais entre o Sindjorce e o patronato de mídia impressa.

Fonte: Sindjorce