Artesanato Baiano ganha Selo de Certificação
O legítimo artesanato baiano passa a contar com uma marca oficial a partir desta segunda-feira (28), quando foi lançado o Selo A Bahia Feita à Mão. “Hoje em dia, marca é fundamental em qualquer tipo de comércio; é o que traz conteúdo de qualidade e agrega valor ao trabalho. E o Selo é esta marca, que irá valorizar, qualificar e melhorar o artesanato baiano”, destacou o governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a cerimônia realizada nesta manhã, no Palácio da Aclamação.
Publicado 28/11/2011 16:10 | Editado 04/03/2020 16:18
Concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Selo integra o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. “Essa certificação é um ponto importante, porque as pessoas vêem nos visitar e querem sair daqui com uma arte feita à mão e típica da Bahia”, endossou Jaques Wagner.
Trata-se do primeiro Selo do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal. “O Selo visa diferenciar o artesanato produzido no Estado, protegendo-o, assim, de cópias e falsificações”, pontuou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.
E para legitimar, de fato, o artesanato local, o Selo garante fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do Estado. Também exige que todas as etapas do processo produtivo atendam aos requisitos de sustentabilidade e responsabilidade social.
Este processo de análise técnica dos requisitos está a cargo do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade), parceiro do Mauá na iniciativa. “Por trás deste Selo, está a confiança de ser um produto feito com responsabilidade ambiental e social, vinculado à cultura baiana e dentro de um processo de produção organizada e sistematizada”, ratificou o diretor do Ibametro, Eduardo Sampaio.
O processo de aquisição do Selo abarca, ainda, um trabalho de auditoria para apontar o nível de qualificação dos artesãos baianos e as condições de produção em cada localidade; visitas regulares para acompanhamento e monitoramento, e ações de capacitação e implantação assistida, realizadas em parceria com o Sebrae/BA.
O Selo de certificação tem validade de três anos. O edital será lançado em janeiro e as inscrições estarão abertas a partir de março.
Cada artesão poderá inscrever dois produtos por tipologia e é imprescindível estar em dia com a Carteira de Identificação do Artesão, emitida pelo próprio Mauá, e atender às exigências do edital. “Os requisitos servem para que os artesãos, que não forem contemplados imediatamente, se esforcem para melhorar a sua produção com o viés empreendedor”, ressaltou Emília Almeida.
Os artesãos puderam conhecer um pouco mais sobre todo o processo de certificação na última sexta-feira (25), em evento de disseminação promovido pelo Mauá. Na oportunidade, foram assinados termos de compromisso com as Associações e Cooperativas cadastradas no Instituto, dando início às projeções de certificação em cada localidade. A expectativa do órgão é de certificar 180 produtos nos próximos quatro anos (2012 a 2015).
Fonte: Ascom/Instituto Mauá