Sem categoria

Congresso da Ubes envolve 7 milhões de estudantes no país

O 39º Congresso Nacional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), o Conubes, está marcado para acontecer entre quinta-feira (1º) e domingo. Durante todo o processo de preparação, cerca de 7 milhões de estudantes foram envolvidos, direta e indiretamente, segundo a organização. Nesta edição, o evento ocorrerá no Centro de Exposições e Convenções Center Norte e no Colégio Salesiano Santa Teresinha, em São Paulo.

O encontro nacional ocorre a cada dois anos e é o maior entre os secundaristas da América Latinacom objetivo de eleger um novo presidente e diretoria para o próximo biênio, estimulando o debate político sobre as condições do ensino brasileiro. Haverá também ato politico e plenárias que serão realizadas no Colégio Salesiano Santa Teresinha, também na Zona Norte da capital.

Para participar do encontro é necessário se inscrever realizando o pagamento antecipado (informações para depósito abaixo), ou no primeiro dia do congresso. Caso o pagamento seja efetuado anteriormente, é necessário guardar um comprovante ou recibo de pagamento. O credenciamento custa R$ 50 (para delegados) e R$ 70 (para observadores) e o valor inclui alojamento, alimentação e transporte do alojamento para o Expo Center Norte. E podem participar do encontro estudantes dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante ou pré-vestibular.

Durante o congress, os estudantes serão divididos em grupos para debater Educação, direitos e deveres estudantis, questões de gênero, LGBT, entre outros. Haverá também uma programação cultural ao final. Nos últimos dias haverá a plenária final que elegerá o novo presidente da UBES.

Abaixo, vídeo produzido pela Ubes, com imagens de congressos pelo Brasil

A programação completa será divulgada no blog da Ubes

Serviço:

Locais do 39º Conubes
Centro de Exposições e Convenções Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, Zona Norte de S. Paulo)
Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201, Santa teresinha, Zona Norte de S. Paulo).

Dados para depósito:

Associação Nacional dos Pós-graduandos
Banco do Brasil
Agência: 4328-1
Conta Corrente: 7337-7

Dicas da organização para quem vai:

O que é importante levar?

É importante levar barraca, colchão (ou colchonete), travesseiro e roupa de cama. Um kit de higiene com xampu, condicionador, sabonete, creme dental e escova de dente, toalha de banho, filtro solar e papel higiênico. Kit de primeiros socorros com os remédios mais comuns.

Para guardar seus pertences é aconselhável preciso trazer cadeados para fechar a barraca ou mochilas, garantindo uma maior segurança. Além disso, é bom estar atento ao clima de São Paulo. Tragam roupas leves, mas se certifiquem de trazer algum agasalho para a terra da garoa.

Quais documentos devo apresentar?

Para entrar nos alojamentos e transitar pelo Expo Center Norte é necessário apresentar um documento original com foto. Na ausência do RG é necessário apresentar outro documento OFICIAL com foto: carteira de trabalho, certificado de reservista ou passaporte. O procedimento é válido tanto para o credenciamento, quanto para o acesso ao alojamento.

Como será feito o credenciamento e em que alojamento todos vão ficar?

Conforme as delegações de todos os estados forem chegando, é importante se dirigirem para o Expo Center Nortem onde será feito o credenciamento dos participantes e o encaminhamento para o alojamento.

Os alojamentos serão em escolas e universidades da região da Vila Guilherme. De acordo com o tamanho das delegações, cada uma será encaminhada para o local que melhor abrigá-las.

Haverá transporte do alojamento para as atividades do Congresso?

Sim. Em cada alojamento haverá ônibus para a locomoção das delegações para o Expo Center Norte e o retorno para seus locais de descanso. E cada ônibus terá um responsável por chamar os estudantes participantes para ida e volta do congresso.

Para circular em SP é obrigatório o cadastramento dos ônibus no Departamento de Transportes Públicos (DTP). Telefone: (011)27963299 – Ramal 720, Setor de Cadastro de Fretamento

Tenho direito a alimentação?

Sim. Todos os credenciados terão direito a alimentação (café, almoço e jantar).

Nos dias 1 e 2 de dezembro, a alimentação e atividades em geral dos estudantes serão realizados no Pavilhão Verde do Centro de Convenções Expo Center Norte, facilitando a logística do evento, que conta com grupos de debates, encontros jovens e a plenária final.

Já nos dias 3 e 4 de dezembro, as atividades e a alimentação será feita no Colégio Salesiano Santa Teresinha.

Ainda é possível fazer a inscrição (no local?)

Sim, pode. Para isso é preciso apresentar o documento oficial com foto e pagar as taxas no ato do credenciamento. E os universitários que quiserem participar podem seguir o mesmo procedimento.

Moro em São Paulo, preciso ficar no alojamento?

Para quem reside em SP é permitido optar por passar as noites em casa, entretanto é importante ressaltar que o valor do credenciamento continua o mesmo. Se o estudante quiser passar o congresso alojado com os demais participantes também é permitido e todos presentes, alojados ou não, terão direito à alimentação.

O que é importante saber sobre São Paulo?

A cidade paulistana é uma das maiores metrópoles do mundo, considerada uma cidade agitada é sempre bom estar atento aos seus pertences, e também ficar ligado nas informações passadas pelos responsáveis pelo transporte do Conubes e demais organizadores.

Um dos pontos importantes é o clima da cidade, que é imprevisível, variando em um mesmo dia entre diversas temperaturas. Então, pela manhã, ao sair do alojamento, lembre-se de carregar um agasalho por garantia. Ande sempre com seus documentos e anote o nome de seu alojamento para não esquecer. Carregue um squeeze ou cantil para sempre se hidratar, afinal a jornada de um congresso é longa!

da redação do Vermelho, com informações do EstudanteNet