Sem categoria

39º Conubes: passeata mobiliza 2 mil estudantes

Sob o mote "Estudantes e professores juntos contra a violência escolar, mais investimentos na educação e em defesa da meia entrada", cerca de dois mil estudantes secundaristas realizaram na tarde desta sexta-feira (2) uma grande passeata na Zona Norte de São Paulo. A atividade faz parte do 39º Conubes – Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que acontece em dois locais da capital paulista.

Estudantes ocuparam vias da região Norte de São Paulo / Foto: Vanessa Stropp

A concentração da marcha foi no Centro de Exposições e Convenções Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, Zona Norte de S. Paulo), onde ocorre parte das atividades do Conubes. Depois, seguiu pela na Avenida Zaki Narchi, em Santana. Por volta das 17h30, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ocuparam duas faixas da Avenida General Ataliba Leonel, sentido bairro. O destino final foi o Parque da Juventude.

Leia também:
Ex-presidentes são homenageados na abertura do 39º Conubes
Congresso da Ubes envolve 7 milhões de estudantes no país

Inicialmente, aconteceria na Avenida Paulista, mas por conta do congestionamento registrado na manhã de hoje, o segundo maior do ano no período da manhã, com 149 km de filas por volta das 11h, o local foi transferido para a região norte, onde estão concentradas as atividades do congresso.

Atividade fez parte do 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes / Foto: Vanerssa Stropp

Abertura

Depois de três meses de mobilizações, em 27 estados brasileiros, foi aberto ontem o 39° Congresso da Ubes, em São Paulo, com a presença de cerca de 500 estudantes, e ex-presidentes da entidade, além do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). É o maior congresso secundarista da América Latina. Com o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, o 39° Conubes envolveu cerca de 7 milhões de estudantes na sua etapa preparatória.

Kassab abriu o Conubes falando sobre a importância do movimento estudantil para a transformação do país: “Aqui há uma bandeira que é a mais importante do Brasil, que é a da Educação. Isso deve ser uma discussão central, de forma suprapartidária. Ao longo das últimas décadas, não houve nenhum grande acontecimento do país que não tivesse a participação dos estudantes. Portanto, eu desejo realmente muito sucesso para vocês”, declarou Gilberto Kassab.

Filme

Foi exibido um filme que homenageia os 30 anos de reconstrução da entidade, que emocionou estudantes e convidados. O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Illiescu, também presente, falou aos secundaristas sobre o grau de importância da participação política da juventude:

“Eu poderia dizer com tranquilidade que esse é um Congresso da UBES histórico. Neste ano, o fato mais significativo, sem dúvida, é a mobilização de jovens de todo o mundo na luta por liberdade e contra as injustiças do sistema financeiro. Os jovens estão ocupando cada vez mais espaços e não é diferente aqui no Brasil, onde estamos realizando esse Congresso”, ressaltou Iliescu.

da redação, com informações do EstudanteNet