Assembleia Legislativa discutirá criação da Comissão da Verdade

O Comitê pelo Direito à Memória, Verdade e Justiça se reúne na tarde desta quinta-feira (01/12) para discutir, entre outros temas, a criação da Comissão Nacional da Verdade e a realização de uma exposição que denuncia os crimes de tortura durante a ditadura militar. O encontro acontece, às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

A lei que cria a Comissão Nacional da Verdade foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 19. O objetivo da Comissão é esclarecer os casos de violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, o que inclui o período da ditadura militar. Mesmo sem o poder de abrir processos, a Comissão da Verdade deve trazer momentos dolorosos e polêmicos à tona.

Outro tema abordado será a proposta de trazer para o Ceará a mostra “Na sala escura da tortura”. A exposição apresenta sete telas inspiradas nos relatos de Frei Tito durante seu exílio na França. Os quadros, que pertencem ao acervo do Instituto Frei Tito de Alencar, foram pintados a óleo pelos artistas Julio Le Parc, Gontran Guanaes Netto, Alejandro Marcos e José Gamarra.

Foram convidados para a reunião representantes da Associação 64/68 Anistia, do Comitê Estadual da Anistia, do Instituto Frei Tito de Alencar, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, entre outros.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa