Sem categoria

Encontro promovido pela CTB debaterá PNE, em São Paulo

Encontro promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) debaterá o Plano Nacional de Educação (PNE), na sexta-feira (2) e sábado (3), na cidade de São Paulo. É o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, que terá como tema “Os desafios na luta em defesa de uma educação pública de qualidade social para o desenvolvimento e valorização do trabalho".

Cerca de 100 educadores inscritos debaterão a situação dos trabalhadores no setor, seja da rede pública, seja da rede privada que, segundo os movimentos do setor, deveria ser regulado pelo Estado, por ser uma concessão. Após os debates, um plano de ação para o fortalecimento dos trabalhadores do setor junto à central será formulado.

O encontro ocorre em uma conjuntura importante para educação do país. Tramita na Câmara Federal o projeto de lei 8.035/2010, que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que orienta a política nacional de Educação em todos os níveis.

"Tivemos ampla participação nas audiências públicas, em todos os estados do país, para discutir o PNE. As entidades, ligadas à CTB, tiveram participação marcante no processo, com contribuições. No total, cerca de 3 mil emendas foram entregues pelos movimentos sindicais e sociais", declarou ao Vermelho a diretora da CTB, Marilene Betros, que é professora e também dvice-coordenado da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia).

Entre as entidades que atuam na educação estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marcha Nacional em Defesa da Educação e Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Unviersidades Brasileiras (Fasubra).

Internacional

Segundo Marilene Betros, uma das mesas discutirá o papel da entidade nas relações internacionais, entre sindicatos da América Latina e Europa. "Somos referência com relação à luta por educação pública de qualidade no país, por isso nos procuram bastante", destacou Marilene.

O evento acontece no Hotel Excelsior, localizado na região central da cidade. As inscrições já foram encerradas.

Deborah Moreira, da redação do Vermelho