Atividades buscam fomentar ações de direitos humanos em Fortaleza

O destaque é para o V Mutirão pela Cidadania da Erradicação do Sub-Registro Civil, que acontece no próximo sábado (10/11), a partir das 9h.

Até o dia 16, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), realiza a Jornada de Direitos Humanos, que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre os direitos humanos na capital. São oficinas, mostra de vídeos, seminários, atividades nas comunidades, com destaque para o V Mutirão pela Cidadania da Erradicação do Sub-Registro Civil, que acontece sábado (10), de 9h às 15h.

Nesta quinta-feira (8), acontece o lançamento da Campanha "É um direito que respeitem seus direitos", da Rede Mercocidades/Estados + Direitos, durante o seminário “A Rede de Garantia dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU”, de 14h às 17h, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Na sexta (9), haverá sessão solene na Câmara em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado dia 3 de dezembro.

Também integram a Jornada projetos permanentes da SDH como a Terça Negra, no dia 13; e a Quarta Cultural LGBT, dia 14. Mostras de vídeos e debates também acontecem durante o período, como na Escola Municipal Torres de Melo, onde serão exibidos filmes sobre Direitos Humanos nos intervalos das aulas, entre os dias 12 e 16. O Centro Cultural Bom Jardim também exibe curtas sobre a temática entre os dias 13 e 15.

Desconstruir a ideia de que Direitos Humanos só dizem respeito à defesa de “bandidos” é o primeiro passo para a promoção desses direitos. Isso acontece de forma lenta, mas com movimentos consistentes. A Jornada de Direitos Humanos traz a possibilidade de fortalecer as discussões e aproximar da população as políticas públicas que garantem seus direitos essenciais.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Programação completa

Fonte: Prefeitura de Fortaleza