Sem categoria

Dilma aprofunda combate à corrupção, segundo CGU

O Governo de Dilma Rousseff aprofundou o combate aos ilícitos na gestão pública, afirmou nesta sexta-feira o ministro da Contraloria-Geral da União (CGU), Jorge Hage.

"É importante que, nos últimos oito anos, o Brasil despertou e deu início a transformações significativas na área do combate à corrupção, que continua e se aprofunda no Governo de Dilma Rousseff", declarou Hage em um ato organizado no marco do Dia Internacional contra a Corrupção.

No ato do Dia Internacional contra a Corrupção também participou o titular da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Lucena Adams, que assegurou que o Brasil se colocou à frente no combate aos ilícitos na gestão pública e que "chegará um dia em que os corruptos não terão mais lugar no país".

Luís Inácio afirmou que seu escritório está tranquilo agora para tentar recuperar todo o dinheiro roubado dos cofres públicos, que não especificou quanto é, mas do qual calculou que só se reintegra 15%.

A meta da AGU, segundo explicou, é recuperar pelo menos 25% desse dinheiro até 2016.

Luís Inácio disse que o Brasil está no "caminho correto" e que "dessa maneira se chegará ao dia em que a corrupção será um fator absolutamente residual e combatido por todos os cidadãos".

Segundo dados apresentados pela CGU, desde o ano 2005 as autoridades realizaram 1.500 operações contra delitos de corrupção e deteve 17 mil pessoas, embora não tenha dito quantas foram soltas.

O relatório também indicou que nos últimos seis anos, pela mesma causa, foram cassados cerca de 3.500 funcionários de diferentes organismos do Estado.

Com agências