Netinho e Russomano lideram cenários pré-eleitorais em SP

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11) aponta um empate técnico na preferência dos paulistanos para a prefeitura de São Paulo: o ex-deputado Celso Russomano (PRB) e o vereador Netinho de Paula (PCdoB) lideram em quatro dos cinco cenários avaliados.

netinho de paula

O comunista varia sempre entre 13% e 15% das intenções de voto e tem grande aceitação no eleitorado mais jovem, atingindo 20% entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos.

O único cenário distinto mostra o ex-governador José Serra com 18% das intenções, seguido por Russomano (16%) e Netinho (13%). No entanto, pesa contra o tucano a rejeição de 35%, maior dentre todos os postulantes.

O deputado federal do PDT Paulo Pereira da Silva aparece na faixa entre 8% e 10%, junto com a ex-vereadora Soninha Francine (PPS). Depois, com 6%, vem o deputado peemedebista Gabriel Chalita e o ministro Fernando Haddad, com 4%.

Pré-candidatos tucanos não empolgam

Outra conclusão da pesquisa é que por enquanto os quatro tucanos que disputam as prévias não conseguiram empolgar o eleitor. O melhor colocado é o secretário estadual de meio-ambiente, Bruno Covas, que aparece com 6%. José Aníbal pontua 3% e tanto Andrea Matarazzo quanto Ricardo Trípoli ficam com 2%.

Quem também patina na pesquisa é o vice-governador Guilherme Afif Domingos, pré-candidato pelo PSD, com modestos 3%. Tal desempenho prejudica a intenção de atrair o apoio do PSDB para sua chapa.

O Datafolha também pesquisou o índice de transferência de voto de lideranças políticas. O ex-presidente Lula aparece com o maior potencial: 48% dos pesquisados disseram que poderiam votar em seu candidato. O índice de Dilma é de 33%, do governador Geraldo Alckmin 31% e do prefeito Gilberto Kassab, 13%.

De São Paulo, Fernando Borgonovi