Fortaleza confirmada como uma das prioridades do PCdoB nacional

A direção nacional do PCdoB esteve reunida no último fim de semana, em São Paulo, e definiu Fortaleza como uma das prioridades da legenda para o próximo pleito municipal. A informação é do presidente do comitê estadual, Carlos Augusto Diógenes, que participou do encontro juntamente com o senador Inácio Arruda.

Nesse encontro o partido avaliou que tem condições de lançar candidatos a prefeito, com boas condições de vencer, em uma média de oito a 10 capitais e Fortaleza é uma delas, sendo o candidato o senador Inácio Arruda. Para a composição de alianças a direção nacional já começou a conversar com alguns partidos aliados como é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), segundo afirma o representante cearense.

Carlos Augusto Diógenes faz questão de dizer que eleição em Capital tem segundo turno de votação e se há segundo turno é legítimo que cada partido que busca o seu crescimento lance uma candidatura e no segundo turno se faz a unificação das forças aliadas. Essa é uma diretriz nacional, ressalta, esclarecendo que em Fortaleza não há razão para deixar de apresentar um candidato a prefeito, até porque já existem decisões nesse sentido nas bases da agremiação, assim como também na conferência municipal do partido recentemente realizada em Fortaleza, onde chegou a ser tratada, inclusive, a saída dos filiados do partido da administração da prefeita Luizianne Lins.

A frente de partidos políticos à qual o PCdoB está integrado conta com a participação do governador Cid Gomes (PSB), da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) e "está todo mundo esperando que a prefeita e o PT definam o seu candidato. Ao se definir o nome do candidato do Partido dos Trabalhadores teremos uma conversa e aí será colocado o nome do candidato do PT e nós também colocamos o nosso nome".

Pedido de audiência

O presidente regional do PCdoB informa que há mais de um mês o seu partido solicitou uma conversa com a prefeita Luizianne Lins, presidente regional do PT. A solicitação foi feita ao vice-presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo, mas a resposta ainda não foi dada. Ele acredita que o PT esteja aguardando a definição de um nome para marcar essa reunião, o que deve acontecer ainda este ano ou, no mais tardar até 15 de janeiro. "A partir daí cada um vai avaliar o nome do candidato do PT e analisar a possibilidade de alianças" no primeiro turno.

Carlos Augusto Diógenes diz que o discurso do PCdoB é público e todos sabem que o partido considera legítimo o direito de o PT ter candidato a prefeito como também é legítimo o direito de o PCdoB ter o seu candidato. Como deve haver segundo turno na Capital cearense, acredita ele na união das forças atualmente aliadas no segundo turno de votação.
 
Fonte: Diário do Nordeste